Publicado em 13/09/2024 às 18:22, Atualizado em 13/09/2024 às 22:23

Portal do Consumidor recebe mais de oito milhões de reclamações

Agência Rádio Gov,
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A plataforma consumidor.gov.br se consolidou como uma importante ferramenta para os brasileiros resolverem problemas com empresas de forma rápida e eficiente.

Criada em 2014, ela permite o registro de reclamações e o acompanhamento de todo o processo de resolução diretamente pela internet.

A plataforma já recebeu mais de 8 milhões de reclamações de consumidores insatisfeitos com algum produto ou serviço, e quantidade de casos solucionados apenas com a negociação direta com as empresas é de cerca de 80%.

Apesar dos altos índices apresentados pela plataforma criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, muitas pessoas ainda não sabem como usar esse recurso.

Saiba como registrar uma queixa ou uma reclamação no consumidor.gov.br, negociar com as empresas e acompanhar o seu caso pelo computador ou pelo seu telefone com acesso à internet.