Publicado em 22/04/2020 às 06:30, Atualizado em 22/04/2020 às 10:49
Recurso adicional, que será pago em parcela única aos estados e municípios, tem por abjetivo fortalecer as medidas de prevenção durante a pandemia
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (21) que vai repassar R$ 37 milhões de recursos adicionais para a realização de sessões de hemodiálise durante a pandemia do novo coronavírus.
A portaria segue recomendação técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a necessidade de reforçar medidas de prevenção e controle durante o atendimento médico de pessoas que precisam do tratamento.
De acordo com nota divulgada pela Pasta, com a inclusão na tabela SUS (Sistema Único de Saúde) de "procedimento referente ao uso único de linhas de diálise e dialisadores, que ligam o paciente ao dialisador, composta por cateteres e outros materiais", os valores serão transferidos aos estados e municípios em parcela única.
O governo federal, por meio da Portaria nº 827, segue recomendação técnica da Anvisa e, também, atende demandas de entidades de saúde como, por exemplo, a ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes) e a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia).