Publicado em 23/05/2025 às 14:52, Atualizado em 23/05/2025 às 18:58
Nova Andradina viveu um momento especial e histórico ao sediar, nestes dias 21 e 22 de maio, a 10ª edição das Olimpíadas Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), etapa regional (6ª região). A competição, que acontece a cada três anos e integra o calendário nacional das APAEs desde 1973, reuniu cerca de 200 participantes de oito municípios, com apoio do Governo Municipal, por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael).
A solenidade de abertura, realizada na noite desta quarta-feira (21), no Ginásio de Esportes “Irmão Bráz Sinigaglia”, foi marcada pela emoção. O brilho nos olhos dos atletas, familiares e profissionais envolvidos revelou a grandiosidade do momento. Marcaram presença as delegações de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Nova Andradina, a cidade anfitriã.
A condução da tocha olímpica foi um dos momentos mais marcantes, protagonizada por três exemplos de talento e perseverança: Dhionathan Henrique Ferreira da Cruz, campeão nacional de salto em distância e lançamento de pelota em 2024; Gabriel Ferreira dos Santos, tricampeão estadual em corrida de 400 metros, salto em distância e arremesso de peso; e Róger Xavier Rodrigues, bicampeão nacional em arremesso de peso, salto em distância e corrida de 250 metros.
Com disputas em modalidades como futsal, atletismo, bocha adaptada, natação e tênis de mesa, a competição servirá como seletiva para a etapa estadual, que será realizada em agosto na cidade de Chapadão do Sul.
Representando o prefeito Dr. Leandro Fedossi, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Wagner Perigo, destacou o compromisso da administração com políticas públicas inclusivas. “Este evento é uma demonstração concreta de que o esporte transforma vidas e promove a verdadeira inclusão social”, sublinhou.
O presidente da Federação Estadual das APAEs/MS, Antônio José dos Santos Neto, também exaltou a importância da participação comunitária. “O apoio das famílias, das instituições e do poder público é fundamental para que esses atletas mostrem seu potencial e conquistem novos horizontes”, ressaltou.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Lia Nogueira; os vereadores Willian Moraes, Gabriela Delgado, Quemuel de Alencar, Deildo Psicineiro e Dito Machado; o diretor-presidente da Funael, Joari Martins; o presidente da APAE de Nova Andradina Ananias Loyer; a diretora social da Escola de Educação Especial Raio de Sol, Ida Mercês; a fundadora e presidente de honra da APAE local, Laureci Tomazinho; e representantes das delegações participantes.