Buscar

Batayporã celebra nesta terça-feira, 13 de junho, o Dia do Padroeiro Santo Antônio de Pádua

Cb image default
Imagem aérea da cidade de Batayporã- Imagem - Nova News

Nesta terça (13), Batayporã celebra o dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município. A data é feriado municipal.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes - Nova News

Pela manhã,  no município,  acontece a tradicional missa em honra a Santo Antônio de Pádua, com a bênção dos pães e carreata pelas ruas da cidade.

Esse elemento religioso é essencial na construção, bem como na manutenção, da identidade de qualquer município, uma vez cada cidade elege um santo, ou santa, para ter como padroeiro. 

Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido. 

Além de Batayporã, outros quatro municípios de Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Jardim, Terenos e Costa Rica - celebram Santo Antônio como padroeiro e têm feriado municipal no dia 13 de junho.  O Nova News acompanha as homenagens ao Padroeiro de Batayporã e trará nas próximas horas uma reportagem especial sobre o assunto.

Cb image default
Missa de Santo Antônio – 2019 // Fonte: Arquivo imagético da Paróquia Santo Antônio de Pádua – Batayporã-MS

(*Com trecho extraído de Moreira, Danilo Leite - Por uma nova história da emancipação políticoadministrativa do município de Batayporã-MS (1953- 1964). / Danilo Leite Moreira – Dourados: UFGD, 2015. 132f. il.)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.