Buscar

8º Batalhão da Polícia Militar abordou mais de 13 mil pessoas ao longo de 2024

Cb image default
Imagem: Arquivo

O 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), com sede em Nova Andradina, realizou, durante o ano de 2024, diversas ações visando promover a segurança pública em sua área de atuação e, conforme relatório encaminhado a pedido do Nova News, chama a atenção o número de mais de 13 mil pessoas abordadas pelas equipes em Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema e Angélica, além dos Distritos de Nova Casa Verde, Vila Amandina e Ipezal.

Conforme os dados, em 2024 foram realizadas diversas operações, sendo que, os reflexos da intensificação do policiamento ostensivo e preventivo no Vale do Ivinhema resultaram em apreensões de armas de fogo, apreensões de drogas, prisões de foragidos da Justiça e criminosos que praticaram furtos, resultando na redução da criminalidade e na oferta de mais segurança para a população. Confira os números:

Operações realizadas pela Polícia Militar, além de atividades rotineiras, levaram a abordagem de 13.033 pessoas resultando na prisão de 153 foragidos da Justiça e mais de 1.311 pessoas conduzidas para as delegacias, dentre elas, 401 foram autuadas em flagrante por diversos crimes.

Foram realizadas 7.201 abordagens a veículos e motociclos, e 48 desses estavam com ocorrência de roubo ou furto, sendo recuperados e encaminhados à delegacia para que fossem entregues aos seus respectivos proprietários. A Polícia Militar apreendeu 36 armas de fogo, 35 armas brancas. Ações preventivas e repressivas foram realizadas culminando no recolhimento dos armamentos e a prisão dos criminosos.

As ações contra o tráfico de drogas também foram bastante incisivas no ano de 2024, retirando de circulação mais de 2 toneladas de drogas, sendo a maioria das apreensões de maconha, seguindo por 18 quilos de skank e 2 quilos cocaína, além de crack e haxixe. Foram apreendidos 8.193 pacotes de cigarros, além de diversos produtos de descaminho o que resultou em um prejuízo aos criminosos de aproximadamente R$ 779.550,00, devido a intensificação do policiamento em pontos estratégicos.

Foi presa 01 pessoa pelo crime de roubo e 43 por serem flagradas furtando. A Polícia Militar realizou ainda, 80 apoios a outros órgãos.

Foram realizadas mais de 92 operações de trânsito, nas quais os condutores foram orientados sobre as leis de circulação viária, o que resultou em 4.470 notificações com a remoção de 489 veículos por irregularidades administrativas. Em relação aos acidentes de trânsito com vítimas, 259 foram registrados pelas equipes policiais, sendo atendidas 39 sem vítimas.

Além dessas ações, a Polícia Militar também desempenha em seu leque de atribuições o policiamento escolar que no decorrer do ano de 2024 realizou 5.987 rondas, mantendo assim a segurança dos alunos e da comunidade educacional.

Através do Programa Mulher Segura (Promuse), que tem por prioridade atendimento à mulher vítima de violência, foram atendidas 328 ocorrências de violência doméstica, realizadas 246 visitas técnicas e presos 51 autores por descumprimento das medidas protetivas expedidas pela Justiça.

Ainda conforme os dados repassados ao Nova News, até o dia 31/12/2024, haviam sido contabilizadas mais de 25.165 ligações para as centrais 190 da Polícia Militar.

Na comparação com os índices criminais de 2023, as ações de 2024 contribuíram para a redução em 20% nos crimes de furtos em toda a área do 8º BPM, 4% nos crimes de perturbação do sossego e ainda na redução de 4% nos crimes de violência doméstica.

Vale destacar que no mês de outubro teve início o Curso de Formação de Soldados (CFSD), visando a formação de 44 novos policiais militares, que, inclusive, já foram empregados na Operação Boas Festas 2024, reforçando o policiamento ostensivo na região central e comercial de Nova Andradina.

O Comandante do 8° BPM, tenente-coronel Paulo Renato agradece o empenho e a dedicação de todos os policiais militares, a parceria de todas as instituições públicas locais e o apoio da sociedade civil organizada, sobretudo através da importante atuação do Conselho Comunitário de Segurança Pública. Em sua avaliação, o conjunto dessas ações contribuiu diretamente para o sucesso dos trabalhos da Polícia Militar no Vale do Ivinhema. 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.