Publicado em 13/11/2023 às 14:44, Atualizado em 13/11/2023 às 18:49

Aeroporto de Nova Andradina opera de forma precária apesar de investimento milionário e homologação pela ANAC

Investimentos e homologação não garantem condições mínimas para o funcionamento adequado

Bárbara Ballestero e José Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: José Portela - Nova News

O Governo do Estado investiu na reforma da pista e na construção de um acesso pavimentado até a MS 134, visando melhorar as condições do aeroporto de Nova Andradina, tornando-o uma referência na região. No entanto, apesar dos esforços e investimentos, o aeroporto continua a enfrentar desafios em termos de operações e comodidades para seus usuários.

Após as obras realizadas pelo Governo do Estado, havia a expectativa de que uma grande empresa aérea pudesse operar no local, potencialmente transformando o aeroporto em um hub para a região do Vale do Ivinhema. Entretanto, a realidade atual não reflete essas expectativas.

Diante desse cenário, o aeroporto de Nova Andradina opera de forma precária, oferecendo condições mínimas de acomodação para as cerca de 40 aeronaves que pousam e decolam no local durante um período mensal de 30 dias. Políticos, empresários e proprietários de empresas que frequentemente visitam a região enfrentam dificuldades, já que o local carece de instalações adequadas.

A ausência de segurança é um dos fatores, e a falta de guarda no aeroporto tem levado os proprietários de aeronaves a contratar seguranças particulares para proteger os aviões. “É complicado ficar aqui, principalmente quando chove. Não tem lugar para agente ficar, temos que arrumar um abrigo ou ficar na chuva”, disse um segurança que costuma cuidar de avião no local.

Recentemente, uma situação peculiar chamou a atenção de quem estava no local aguardando a chegada de uma aeronave com autoridades do estado. A piloto teve que ser levada às pressas para um hotel em Nova Andradina, pois o aeroporto não oferecia sequer um banheiro.

As obras de melhoria por parte da Prefeitura de Nova Andradina avançam de forma lenta, e o aeroporto ainda apresenta vegetação alta e sujeira na pista de pouso e decolagem. Há relatos de que funcionários de uma empresa local tiveram que realizar uma operação de limpeza de emergência antes da chegada de uma aeronave de médio porte, devido à presença de detritos, incluindo pedras na pista.

“Tinha muita sujeira na pista, inclusive pedras. Tivemos que vir às pressas com soprador para ajudar um rapaz que é o responsável pela pista, pois o patrão disse que era perigoso e podia entrar pedra na turbina do avião”, relatou uma pessoa que participou da ação de limpeza.

O Nova News apurou que o aeroporto de Nova Andradina possui apenas um servidor público municipal responsável e, como não há nenhum tipo de comunicação com o aeroporto, os pilotos se veem obrigados a entrar em contato com o único funcionário para informar o horário de chegada ou partida, para que o funcionário vá até o local abrir a porteira e acompanhar a chegada das pessoas.

Outro lado

Ao Nova News, o secretário municipal de Infraestrutura, Julio César Castro Marques, afirmou que a Prefeitura de Nova Andradina abriu licitação para a concessão dos espaços dos hangares, sendo que três empresas já adquiriram as áreas para construção.

O gestor também afirmou que a rede de energia está em processo de licitação e que o Governo Municipal já concluiu a construção de um poço artesiano no local.

Entre os projetos em andamentos há ainda a construção de sala de tripulantes e portaria, cujos recursos são pleiteados junto ao Governo do Estado, incluindo o balizamento para voos noturnos e todo o cercamento do perímetro da área.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.