Publicado em 18/02/2023 às 09:02, Atualizado em 18/02/2023 às 13:04
Agricultores familiares dos assentamentos de Batayporã participaram na última quinta-feira (16) do seminário ‘Cooperativismo como Modelo de Negócio’. Realizada no Núcleo da Agricultura Familiar, a ação é fruto de parceria entre a Prefeitura, Sindicato Rural de Batayporã, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB) de Mato Grosso do Sul.
O seminário, que tem por objetivo contribuir com informações e respaldo técnico para a organização de uma central de distribuição de hortifrúti, foi ministrado pelo analista de monitoramento da OCB, Paulo Marcos. “Nossa atividade teve característica de palestra e de oficina justamente para apresentar ao grupo o modelo de negócio cooperativista”, explicou o especialista.
De modo prático, o público presente contou com instruções sobre o passo a passo para constituir uma cooperativa, além de uma simulação para identificar oportunidades de negócio. “Fizemos um ensaio sobre a viabilidade econômica e finalizamos com o próximo passo, que é multiplicar essa informação entre eles (produtores)”, acrescentou Marcos.
O secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom, analisou o cenário da agricultura familiar no município. “Os produtores têm participado de muitas ações que contribuem com o desenvolvimento dos assentamentos. Temos lotes em que a produção se expandiu não somente em quantidade, mas na variedade da oferta. O respaldo técnico, com consultorias, maquinários e outros incentivos, como a distribuição de calcário pela Prefeitura é muito importante. Por isso continuamos empenhados em fortalecer nossas parcerias”, pontuou o gestor.