Publicado em 20/10/2022 às 09:35, Atualizado em 20/10/2022 às 14:56

Anaurilândia divulga preparativos para 19º Encontro dos Campeões e Prova de Laço

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Nova News

Próximo de completar 59 anos de fundação no dia 11 de novembro, o município de Anaurilândia já se organiza para celebrar em grande estilo, com o 19º Encontro dos Campeões e Prova de Laço.

Nessa quinta-feira (20), foi publicado em diário oficial aviso de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela organização do evento. O certame é exclusivo para Micro Empresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).

A sessão pública do pregão presencial está agendada para o dia 3 de novembro, às 8h, na sala de licitações da Prefeitura de Anaurilândia. O edital completo e informações estão disponíveis aos interessados no Departamento de Licitações.

Além do 19º encontro, o aniversário contará com três dias de comemoração no Parque de Exposição Mauricio Thomazini. A festa está marcada para os dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, com shows musicais e baile.

História

Em 1916 vieram para a região Ciriaco Gonzáles e o Major Cecílio Manoel da Costa Lima, ambos se radicaram às margens do Riacho Quiteroizinho. Ciriaco Gonzáles foi influenciado por seu cunhado Deocleciano Paes (então irmão da esposa de Ciriaco Gonzáles, Anaurelíssia Gonzáles) a lotear parte da fazenda Água Amarela, onde foi edificado um povoado, dando origem a Vila Água Amarela. Luciano da Costa Lima, outro pioneiro e desbravador, foi o fundador do Distrito Quebracho.

A principal fonte de economia da região era a exploração da erva-mate, planta nativa. O principal ervateiro foi Eduardo Fernando dos Santos, representante da Companhia Mate Laranjeira. Até então as pessoas tomavam apenas mate (chimarrão ou terere), mate doce ou chá mate. Foi quando José Martins trouxe o primeiro café para Anaurilândia. O primeiro porto de navegação da região foi o porto Sete de Setembro, descoberto por uma caravana de 900 soldados agregados por Ciriaco Gonzáles e Cristino Severino da Silva. Os Soldados foram comandados por José Lito. Edufo Quinhone foi o pioneiro no setor do comércio, trazia mercadorias de São Paulo através do porto São José para comercializar na região. Vendia calçados, peças de tecidos, ferramentas, munição e remédios.

Em 11 de Novembro de 1963 ocorre o desmembramento da Vila Água Amarela que passa a se chamar Município de Anaurilândia, sendo uma homenagem à esposa de Ciriaco Gonzáles, Anaurelíssia Gonzáles. Foi instalado em 25 de abril de 1965. Em 1977 o sul de Mato Grosso se emancipa formando o atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Anaurilandia faz parte atualmente.