Publicado em 27/01/2020 às 10:16, Atualizado em 27/01/2020 às 14:19
Entrega das mechas ocorreu na unidade de Nova Andradina
Rebeca Alice Garcia Zaia, de 11 anos, residente em Anaurilândia, decidiu cortar os cabelos pela primeira vez na vida e doa-los para o Hospital de Amor. O material é utilizado na confecção de perucas para pessoas que fazem tratamento contra o câncer.
Segundo a família, a garota nunca havia cortado os cabelos antes, mas apenas aparado as pontas. “Ao saber que era possível fazer a doação do material, ela então decidiu praticar este ato de amor”, disse o pai, Mauro Zaia.
A mãe dela, Leonice Zaia, explicou que o corte foi realizado na quinta-feira (23) e que, na sexta-feira (24), Rebeca esteve pessoalmente na unidade do Hospital de Amor de Nova Andradina, onde entregou o material.
“Pessoal tem muita gente necessitada nesse mundo. Doar não é só um ato generosidade ou coragem, mas também é um ato de amor, é realizar o sonho de uma pessoa, é a chance de fazer alguém sorrir. Então se você pode doar doe. Faça alguém sorrir. Não perca essa chance”, disse Rebeca.
Como doar
Para fazer a doação de cabelos, a pessoa deve cortar as mechas por conta própria e fazer a entrega em uma unidade do Hospital de Amor ou para coordenadores envolvidos com a causa.
O material é então encaminhado para Barretos (SP) e direcionado para a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) que, entre outros serviços, atua na fabricação de perucas que são doadas a pacientes que, devido à medicação utilizada no tratamento, acabam perdendo temporariamente os cabelos.
Além de cabelos, a AVCC recebe doações de outros gêneros, como alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, andadores, muletas, bengalas e fraldas geriátricas.
Os donativos podem ser encaminhados para a Associação Voluntária de Combate ao Câncer, Avenida Paulo de Mattos Leandro, 1357, Bairro Dr. Paulo Prata, CEP 14784-379, Barretos (SP), telefone (17) 3321-6600, ramal 6792, e-mail: [email protected].