Publicado em 13/02/2025 às 11:39, Atualizado em 13/02/2025 às 15:41
Movimentar o corpo, aliviar a mente e se divertir. Essa é a proposta das aulas de zumba ministradas em Batayporã através de projeto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h, um grupo diverso se reúne na quadra ao lado do prédio da Prefeitura para executar as coreografias animadas e que não exigem nenhuma habilidade prévia de quem participa.
De acordo com a instrutora Ilda Almeida, responsável por conduzir a programação, os encontros têm reunido cerca de 45 participantes. "Para fazer zumba não tem idade, não precisa saber dançar bem. É algo para todos e todas. Basta querer curtir o momento", enfatizou a profissional.
Entre os profissionais da Saúde, os benefícios da prática que são mais citados incluem: melhora da condição cardiovascular, tonificação muscular, favorecimento do equilíbrio e alívio do stress. "Outro ganho muito importante é a oportunidade de socialização. Coisa que tem sido rara com todo mundo ligado em redes sociais e com uma rotina muito corrida", acrescentou Ilda.
Já conhece a zumba?
A zumba é uma aula de ginástica criada no início dos anos 90. Ela mistura dança e exercícios aeróbicos, geralmente ao som de músicas latinas, como salsa e reggaeton. A atividade é feita de maneira animada e divertida, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e térmico, enquanto as pessoas dançam. Atualmente, a prática foi ampliada e conta com modalidades especiais, como a zumba gold, adaptada para a terceira idade, e a zumba toning, com ênfase na tonificação muscular.