Publicado em 27/05/2024 às 14:58, Atualizado em 28/05/2024 às 04:30
Após a circulação de mensagens no último final de semana em grupos de WhatsApp na região de Batayporã, sugerindo que a barragem de Porto Primavera estaria em risco de rompimento, o Nova News procurou a Companhia Energética de São Paulo (CESP), que emitiu nesta segunda (27), um comunicado oficial esclarecendo a situação. Segundo a CESP, a Usina Hidrelétrica de Porto Primavera opera em condições normais e está dentro dos limites operacionais seguros.
A empresa informou que no último fim de semana foi realizado um Simulado Externo de Segurança na usina, em parceria com as defesas civis municipais e as prefeituras de Rosana (SP) e Batayporã (MS). Este exercício faz parte de uma ação preventiva conforme a Lei Federal 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O objetivo principal do simulado foi orientar, treinar e capacitar a população para agir de maneira adequada em uma eventual situação de emergência.
A CESP destacou que mantém uma rotina rigorosa de inspeção, monitoramento e acompanhamento das estruturas da barragem com o auxílio de centenas de instrumentos, garantindo o nível normal de segurança. A empresa reafirmou enfaticamente que a barragem está segura.
Além do comunicado da CESP, o prefeito de Batayporã, Germino Roz, divulgou um vídeo em suas redes sociais para esclarecer os fatos. "Não há nada de risco, não há nada registrado neste sentido. O que ocorreu no final de semana foi apenas um treinamento de rotina que precisa ser feito," afirmou o prefeito, tranquilizando a população sobre a situação da barragem.