Na manhã deste sábado (18), foi realizada a solenidade de abertura da Cápsula do Tempo da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza, em Nova Andradina. O evento reuniu ex-alunos, pais de ex-alunos, professores e membros da comunidade escolar em geral.
Vale destacar que o artefato contendo fotos pessoais, pen-drives, cartões de memória, cartas e outros materiais feitos por alunos, professores, equipe pedagógica e funcionários, foi sepultado no dia 29 de setembro de 2015.
Durante o ato deste sábado (18), fizeram uso da palavra a diretora da unidade, Danielly Sakate; o idealizador do projeto, professor Adevair Pereira; e a coordenadora regional de Educação, Silvia Maria dos Santos. Eles destacaram a importância da Cápsula do Tempo e agradeceram a todos que, apesar da forte chuva, marcaram presença.
Danielly explicou que, por questões técnicas, a cápsula, na verdade, foi desenterrada há algumas semanas, mas, mantida lacrada, tendo sua abertura ocorrido apenas neste sábado (18), na presença de todos. “Imaginamos que seria demorado tirá-la do solo, então, decidimos fazer isso com certa antecedência. De fato, no dia da retirada, foram necessárias mais de três horas de trabalho para desenterrá-la”, pontuou.
Após a abertura, o conteúdo foi retirado com cuidado, sendo que, alguns pacotes acabaram sendo afetados pela ação do tempo e de fatores naturais. Segundo os responsáveis, tudo seria avaliado com cautela para que o máximo de itens possa ser colocado à disposição da comunidade escolar.
Várias pessoas que fizeram parte do sepultamento da Cápsula do Tempo e que estiveram no evento não conseguiram esconder a emoção ao terem acesso novamente ao seu conteúdo, uma década depois.
Um dos personagens que mais chamou a atenção da equipe do Nova News é Roberto da Silva Santos, de 58 anos, pai de Marcus Vinícius de Souza Santos, jovem que fazia parte do grupo de alunos que enterrou a cápsula. Marcus faleceu em 2021, aos 21 anos, vítima de um acidente de trânsito em Dourados.
“Meu filho estudou aqui e era muito querido por todos. Infelizmente, hoje ele não está mais entre nós, mas, saber que esse evento é uma sequência desse projeto da qual ele fez parte, para mim, é motivo de forte emoção”, afirma.
Roberto, no entanto, terá que segurar um pouco mais a ansiedade. “As cartas da turma da qual meu filho fazia parte acabaram sendo muito afetadas pela umidade e ficaram coladas. Por segurança, a equipe da escola fará a secagem e tentativa cuidadosa de tentar recuperá-las nos próximos dias. Estou na torcida que dê certo”, explicou.
Roberto da Silva Santos espera que a carta do filho falecido possa ser recuperada - Imagens: Acácio Gomes
"De todo modo, o mais importante é o legado que a Escola Nair Palácio deixou na vida dos meu filhos. O carinho que temos por essa escola não se descreve em palavras. Um abraço especial a todos profissionais que fizeram parte da educação e formação dos meus filhos. Hoje, dentista Priscila Santos, engenheiro Robson Santos e nosso nosso saudoso Marcus Vinicius que chegou a cursar o segundo semestre de Direito na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Nossa mais profunda gratidão a toda a equipe da Nair Palácio", finaliza Roberto.
A abertura da Cápsula do Tempo da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza, sem dúvida, é um marco que entra para a história, não apenas da instituição de ensino, mas também de Nova Andradina.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.