Publicado em 12/03/2020 às 14:16, Atualizado em 12/03/2020 às 18:19
Em apoio a Operação "Trânsito Seguro" desencadeada pela Polícia Militar desde o último dia 9 de março, o Núcleo Municipal de Trânsito de Bataguassu informa a população que até o final deste mês, as ações de fiscalização serão intensificadas no município.
De acordo com o chefe do Núcleo Municipal de Trânsito, Márcio Marques, em recente reunião com a comandante da 7ª Cia da PM de Bataguassu, major PM Letícia Raquel Lopes Ramos, foi informado que serão realizadas abordagens e blitz de trânsito, com objetivo de averiguar veículos e condutores.
Entre as infrações de trânsito, serão coibidas, segundo ele, a ausência do cinto de segurança ao trafegar pelas vias públicas; excesso de velocidade e desrespeito a sinalização; uso de celular ao volante; transporte de crianças no banco da frente ou sem o uso do cinto de segurança no banco traseiro do veículo entre outras normas de trânsito em vigor.
Tirar de circulação veículos que não tenham condições de tráfego ou que por ventura estejam sem licenciamento e demais itens documentais irregulares além de orientar e reprimir condutores não habilitados e embriagados também farão parte das abordagens.
"São práticas que podem acarretar em multa, recolhimento do veículo e até mesmo o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pedimos então a compreensão de todos para que respeitem as normas de trânsito e assim não sejam penalizados", observa Marques.
Em um segundo momento, conforme informou o chefe do Núcleo Municipal de Trânsito será realizada uma nova ação de recolhimento de veículos e/ou carcaças de automóveis abandonados nas vias públicas de Bataguassu a exemplo do ano passado.
A medida visa cumprir o que determina a Lei nº 2.402/2017, que regulamenta sobre a proibição de abandonar esse tipo de material (veículos ou carcaças inservíveis ou irrecuperáveis) por mais de 10 dias nas ruas além de evitar riscos à saúde pública com a proliferação de vetores diversos.
Operação
A Operação "Trânsito Seguro" tem como objetivo propiciar um trânsito seguro aos usuários das vias púbicas bem como aumentar a sensação de segurança com a presença da PM nas ruas, prevenindo as mais diversas modalidades de infrações de trânsito e evidenciando os esforços no sentido de reduzir os índices de acidentes no município.