Publicado em 09/09/2022 às 16:00, Atualizado em 09/09/2022 às 20:04

Batayporã: Caminhada 'Juntos Somos + Fortes' promove mobilização pela saúde mental

Dia D de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde faz parte da campanha Setembro Amarelo, que contará com ações diversas

Assessoria de Imprensa, Prefeitura Municipal

Imagens: Maicon Araújo

Acompanhados de peças informativas, como panfletos, cartazes e spot de rádio, servidores da Prefeitura de Batayporã e representantes locais realizaram a caminhada 'Juntos Somos + Fortes', com um chamado à população para o cuidado com a saúde mental. O Dia D de mobilização promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (09) é alusivo à campanha mundial Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Durante o ato de abertura, a psicóloga coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Sonia Amaral, explicou que, em Batayporã, a campanha tem foco no cuidado integral, e não apenas no tema específico do suicídio. "Nós queremos chamar a atenção para a saúde mental como um todo, mostrar que nós precisamos cuidar da saúde mental como cuidamos de todas as outras questões", reforçou Sonia.

A secretária de Saúde, Letícia Sanches, destacou o apoio da gestão no aprimoramento da rede de atenção psicossocial. "Quero agradecer nossos servidores pelo engajamento em todas as ações e também pela sensibilidade da Administração, que trata as políticas públicas de saúde mental com o mesmo zelo que trata todas as outras políticas públicas", analisou a secretária.

O tema também foi comentado pelo prefeito Germino Roz. "Muitas pessoas são resistentes ao cuidado psicológico, mas é o momento de chamar a atenção e mostrar que a noção de saúde mental evoluiu e, para isso, precisamos de uma rede. Hoje, reconhecemos e sabemos a importância de se ter uma rede estruturada, em que os psicólogos estão integrados com os demais profissionais, em todos os setores", disse o Chefe do Executivo.

Mais ações

A campanha segue com mais ações ao longo do mês, como entrevista com especialista na rádio local, rodas de conversa para profissionais da Saúde mediadas por psicóloga, oficinas de arte-terapia e rodas de conversa para usuários referenciados das Estratégias de Sáude da Família (ESF), palestras e reunião com os técnicos da rede para implantação do grupo condutor da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).