Buscar

Batayporã conclui 1º processo de consulta pública para diretor escolar da Rede Municipal

Cb image default
Da esquerda para a direita, professoras eleitas Maria Sônia Gomes da Cruz e Ana Lucia Pontes - Imagem: Arquivo / Prefeitura de Batayporã

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Secel), concluiu o processo de consulta pública para a função de diretor escolar da Rede Municipal de Ensino. É a primeira vez que o município realiza eleições diretas para o cargo. Entre outras legislações, a medida vai ao encontro do Decreto nº. 24, de 18 de abril de 2023.

No último dia 24 de junho, a comunidade escolar foi às urnas. Em ambas escolas – Benedita Figueiró de Oliveira e Anízio Teixeira da Silva – as candidaturas foram únicas. As professoras Ana Lucia Pontes e Maria Sonia Gomes da Cruz Rodrigues, estiveram aptas a concorrer à direção das respectivas unidades após processo que acumulou diversas fases, como prova escrita, apresentação do plano de gestão e entrevista.

A condução de toda a consulta pública foi feita por empresa terceirizada. A apuração, publicada em Diário Oficial na última quinta-feira (27), foi a seguinte: 97,18% de votos favoráveis na Escola Benedita Figueiró e 66,17% de votos favoráveis na Escola Anízio Teixeira. A posse das diretoras eleitas está prevista para o início de 2024.

Segundo a titular da Secel, Fernanda Scarlat, o processo foi um marco para o município. “Batayporã nunca havia realizado eleições para diretor escolar na Rede Municipal. Esse processo é um compromisso com a democracia, pois dá oportunidade aos professores e voz à comunidade”, analisou a secretária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.