De olho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a professora da área de Linguagens, Edna Bom da Silva, que leciona na Escola Estadual Jan Antonin Bata, em Batayporã, desenvolveu, com cerca de 24 alunos do Ensino Médio, o projeto “Em Busca da Nota Mil”.
Segundo a educadora, a iniciativa nasceu com o objetivo de preparar os estudantes, entre 15 e 17 anos, para a redação do Enem, já que o item é considerado o mais importante na prova que abre as portas das universidades para os que estudantes que concluem o ensino médio.
Por cerca de quatro meses, os alunos receberam, semanalmente, lições relativas à redação, como variedade de temas, tempo, coerência, concordância, quantidade de parágrafos, noções de estética e outros pontos importantes.
“Também vale destacar que utilizamos como material, réplicas da folha oficial do Enem para que, na hora da prova, não haja nenhuma surpresa para os candidatos”, explicou a professora.
Edna disse ao Nova News que sua intenção ao longo do desenvolvimento do projeto foi capacitar os alunos para a produção de uma redação de qualidade.
“A pontuação da redação do Enem é fundamental. O participante pode gabaritar a prova, mas se tiver um mal desempenho na redação, todo o esforço terá sido em vão”, alerta.
A professora acredita que, da forma como o projeto foi desenvolvido, todos os alunos estão melhor preparados para a prova. “Foram quase quatro meses de trabalho, correções, ajustes, até chegarmos ao resultado final. Creio que todos poderão se sentir bastante confortáveis com relação à redação”, finaliza.
Estudantes com a professora Edna Bom e a diretora Vera Macedo durante a exposição dos trabalhos - Imagens: Acácio Gomes / Nova News
Enem 2022*
O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro deste ano. O exame é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, dando acesso a iniciativas como o Fundo de Financiamento da Educação (Fies), o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a Lei de Cotas. (*Com informações da Agência Brasil).
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.