Publicado em 08/12/2021 às 13:11, Atualizado em 08/12/2021 às 17:19
Com as recentes ocorrências de escorpiões em Batayporã, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) ofertou capacitação para os servidores envolvidos na prevenção e no atendimento de ocorrências com o animal peçonhento.
Os profissionais da Rede Municipal de Saúde, a exemplo dos fiscais de Vigilância Sanitária, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, Controle de Vetores e servidores da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente contaram com dois dias de curso.
Coordenada pelo biólogo Isaías Celestino Pinheiro, a capacitação teve conteúdos teóricos e práticos sobre animais peçonhentos, com ênfase nos escorpiões. Os participantes ainda realizaram vistorias técnicas, ocasião em que coletaram espécimes, e promoveram análise clínica dos animais.
Além da qualificação da rede, a Prefeitura também tem intensificado as ações de fiscalização de terrenos e quintais. Os imóveis irregulares estão sujeitos à notificação e multa, medidas já previstas no Código de Posturas do Município – Lei Complementar 08/2003 – e na Lei Complementar n.44/2019. É possível acionar um disque denúncia - 67 99284 2904 – para localidades com presença de animais peçonhentos, insetos, parasitas e criadouros de mosquito da dengue.
"Foi um treinamento de alto nível. Agradeço pela parceria do Civitox, da Sodeta, e especialmente, pelo empenho dos servidores da Saúde. Infelizmente, a presença dos escorpiões no município é um risco enorme para a população, principalmente crianças e idosos. A prevenção dos acidentes é o melhor caminho e temos trabalho nesse sentido", analisou a secretária Letícia Sanches.
Cuidados essenciais
O Civitox lista cuidados diários para evitar a presença e os acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos, dentre eles estão:
- não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;
- inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;
- afastar camas e berços das paredes e evitar pendurar roupas fora dos armários. Não deixar que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;
- nivelar as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;
- colocar uma barreira de proteção na parte inferior das portas;
- manter os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;
- deixar as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.