Publicado em 19/09/2022 às 09:54, Atualizado em 19/09/2022 às 15:01
Peça 'Do Sertão à Viagem ao Céu', da Escola Anízio Teixeira, foi uma das vencedoras da etapa Capey
Batayporã está entre as vencedoras da etapa Capey da 12ª edição do Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran/MS), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e segue para a última etapa da competição. A peça Do Sertão à Viagem ao Céu', desenvolvida pela Escola Anízio Teixeira da Silva, foi a responsável por colocar o município na final.
A produção foi coordenada pela professora Ana Cláudia Marchet e pela servidora do departamento de Cultura, Jaqueline Souza. O elenco é formado pelos estudantes Alexia de Souza Santos, Ana Luiza Marchet Nogueira, Emanuely Vitória de Souza Silva, Isadora Cruz da Silva, Gabriely Ramos Zeferino, Guilherme Sanches Nunes e Nicolly Picinin Rocha.
A etapa Capey reuniu outros sete municípios - Nova Andradina, Naviraí, Deodápolis, Ivinhema, Mundo Novo, Sete Quedas e Ponta Porã. Além de Batayporã, as peças 'Os Mensageiros' (Nova Andradina) e 'Cinderela: a importância de ser prudente' (Ponta Porã) irão disputar a final juntamente com os vencedores das demais etapas. Por enquanto, a PRF ainda não divulgou a data da finalíssima.
Releitura de um clássico
Em tom cômico, 'Do Sertão à Viagem ao Céu' apresenta uma adaptação da conhecida peça 'O Auto da Compadecida', de Ariano Suassuna, acrescida de elementos modernos e mágicos. Somado à dedicação dos alunos atores, o figurino da peça foi destaque na produção, com criatividade e riqueza de detalhes.
As habilidades cênicas dos estudantes, com presença de palco e sotaque marcante, também chamaram a atenção do público. Cada peça foi avaliada por comissão julgadora, que levou em consideração três critérios: pedagógico, cênico e de legislação (pertinente ao Código de Trânsito Brasileiro). No momento, a PRF finaliza a etapa das seletivas regionais.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat, avaliou o desempenho da equipe: "é uma vitória que motiva a todos e expressa a dedicação das coordenadoras desse trabalho, da escola e dos alunos. Até pouco tempo, nem registrávamos inscrições nessa categoria e hoje já colhemos vitórias. Agradeço pelo apoio da Prefeitura e seguimos com muita expectativa para a grande final".