Publicado em 09/10/2023 às 10:31, Atualizado em 09/10/2023 às 14:41

Batayporã: Escola Braz Sinigáglia realiza I Mostra Científica e Cultural

Unidade também participou da Feira de Ciência e Tecnologia organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Elisangela Heiderich Mendes Wruck, Escola Estadual Braz Sinigáglia

Imagens: Divulgação / Escola Braz Sinigáglia

No dia 06 de outubro, a Escola Estadual Braz Sinigáglia, localizada em Batayporã, realizou a I Mostra Científica e Cultural, que teve o objetivo difundir o conhecimento, a produção científica e tecnológica gerada na instituição por toda a equipe escolar.

Segundo a diretora Glaucia Patrícia Bravin de Sá, a mostra foi um momento de celebração de conhecimento e criatividade e uma oportunidade ímpar para que os estudantes e professores pudessem demonstrar o quão frutuoso é o trabalho realizado na unidade, reforçando a missão da Escola Estadual Braz Sinigáglia de propiciar um espaço acolhedor e autônomo que desenvolva os aspectos socioemocionais, cognitivos, físico, cultural e político dos educandos contribuindo na formação de cidadãos responsáveis e participativos, conscientes dos seus deveres e direitos na sociedade atual.

Durante o evento foram apresentados trabalhos em diversas áreas do conhecimento e apresentações culturais envolvendo a comunidade escolar interna e externa.

A Mostra Científica e Cultural contou ainda com a participação da comunidade externa para avaliação dos trabalhos e premiação para os três primeiros colocados, sendo os projetos:

- 1º lugar: Batacast: promovendo educação e cidadania: uma ferramenta produzida pelos estudantes da Escola Estadual Braz Sinigáglia.

- 2º lugar: Escrita significativa, cidadãos conscientes. Professoras responsáveis: Amanda Henrique Pereira, Josiane Aparecida de Godoy Enz, Tânia Nascimento Borges Galoro e Elisangela Heiderich Mendes Wruck

- 3º lugar: De mãos unidas pelo meio ambiente: buscando alternativas para o descarte correto de resíduos sólidos. Professoras responsáveis: Juliane Ferreira de Araújo Santos, Rosicler da Conceição Chagas e Elisangela Heiderich Mendes Wruck.

O evento contribuiu para a formação integral dos estudantes estimulando-os ao comprometimento com a criatividade, inovação, ciência e cultura reforçando o compromisso da instituição em oferecer uma educação de qualidade e que promove o protagonismo estudantil.

Fecinova

Nos dias 03 e 04 de outubro os estudantes e professores da Escola Estadual Braz Sinigáglia participaram da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecinova) organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Para participar do evento é necessário realizar as etapas do processo seletivo de propostas para as Feiras de Ciência e Tecnologia, a serem realizadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. A Escola Estadual Braz Sinigáglia submeteu três trabalhos e obteve aprovação em sua totalidade.

Imagens: Divulgação / Fecinova

Foram apresentados os trabalhos:

Batacast Promovendo Educação e Cidadania: Uma Ferramenta Produzida Pelos Estudantes Da Escola Estadual Braz Sinigáglia que tem entre os objetivos divulgar e promover informações de Batayporã, em formato de podcast, em celebração aos 60 anos de emancipação político-administrativa por meio do protagonismo estudantil no qual atuam as estudantes Daylla Maria da Silva Lopes Nóbrega Sãovesso e Nicolly Cruz Vieira e como Orientador o professor Doutor Danilo Leite e como coorientadora a professora Elisangela Heiderich Mendes Wruck. O projeto foi premiado como melhor banner na categoria ensino fundamental e para saber mais sobre o trabalho é só conferir a página.

Escrita Significativa, cidadãos conscientes O projeto é orientado pelas professoras Amanda Henrique Pereira e Elisangela Heiderich Mendes Wruck e tem como principais finalidades promover a escrita significativa através da criação e implantação um jornal online, utilizando ferramentas tecnológicas na educação bem como incentivar a prática da leitura e da escrita ampliando o repertório cultural e informacional. O trabalho foi representado pelas estudantes Amanda do Nascimento Meneses e Taviny Kauany Assis Sanches sendo premiado nas categorias “Meninas e Mulheres da Ciência” e também obteve o 2º lugar na categoria “Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes”, e tem informações disponíveis no Instagram.

- Mini Gerador Eólico Construído Com Sucata Eletrônica: Uma Ferramenta de Grande Ajuda Para Aguçar a Curiosidade Dos Estudantes Para Novos Saberes e Trabalhar a Consciência Ambiental na Escola tendo como uma das finalidades desenvolver um mini gerador eólico de baixo custo e de fácil montagem. Objetiva-se utilizar materiais de fácil acesso, preferencialmente reutilizáveis, a fim de extrair o melhor custo benefício para o modelo proposto bem como promover a sustentabilidade, a conscientização ambiental e o desenvolvimento tecnológico;

O trabalho conta com a orientação do professor Paulo Sérgio Ribeiro e atuação das estudantes Ana Luíza Rodrigues Cordeiro, Isadora Pinto Silva e Lívia Rodrigues de Barros. O projeto ficou em 1º lugar na categoria “Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes”, “Inovação Tecnológica” e também “Melhor Relatório” do ensino fundamental.

Ressalta-se que os projetos Batacast Promovendo Educação e Cidadania: Uma Ferramenta Produzida Pelos Estudantes Da Escola Estadual Braz Sinigáglia, Escrita Significativa, cidadãos conscientes e Bioplástico uma alternativa renovável em defesa do meio ambiente serão apresentados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) do dia 22 ao dia 25 de outubro de 2023 em Campo Grande – MS.

Para saber mais sobre o trabalho da escola visite a página no Instagram.