Nos dias 04 e 05 de outubro estudantes e professores da Escola Estadual Braz Sinigáglia, de Batayporã, participaram da FECINOVA, a Feira de Ciência e Tecnologia organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022. Para participar do evento é necessário submeter os trabalhos no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS e cumprir os requisitos e etapas obrigatórias de acordo com o edital publicado pela instituição. A Escola Estadual Braz Sinigáglia submeteu três trabalhos e obteve aprovação em sua totalidade.
Foram apresentados os trabalhos:
- Bioplástico: uma alternativa renovável em defesa do meio ambiente. Premiado em 1° lugar na área Ciências Agrárias e Engenharias do nível fundamental. O projeto propôs realizar uma pesquisa sobre os danos causados ao meio ambiente pela produção e utilização do plástico e buscar uma alternativa renovável de substituição para o plástico convencional. Os estudantes foram envolvidos na produção do protótipo de bioplástico, utilizando como matéria prima a batata. O projeto teve atuação dos estudantes Felipe Issao Miyamoto, Guilherme Henrique Santos Pereira, Matheus Leite Kiyota matriculados no 9º D e sob a orientação das professoras Juliane Ferreira de Araujo Santos e Rosicler da Conceição Chagas.
- Sapp: Um apoio socioemocional na palma da mão. O projeto orientado pelos professores Professor Paulo Sérgio Ribeiro e Elisangela Heiderich Mendes Wruck e desenvolvido pelas estudantes Milena Bravin de Sá, Geovana da Silva Paião e Bárbara Gabriela Borges Reis teve o objetivo de desenvolver um aplicativo de acompanhamento e suporte socioemocional aos estudantes da Escola Estadual Braz Sinigáglia e gerar um panorama atualizado e mais fidedigno do contexto socioemocional da escola visando ações de apoio para o corpo discente da referida instituição. O link para download do aplicativo está disponível na página do Instagram do projeto.
- A busca das memórias das mulheres do município de Batayporã: uma história contada pelos estudantes da Escola Estadual Braz Sinigáglia. Premiado em 2° lugar na área Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística e Artes do nível fundamental e Melhor Relatório do Ensino Fundamental na área Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística e Artes. Com a finalidade de pesquisar sobre as vias e instituições públicas do município de Batayporã que possuem denominações femininas assim como contar a história destas mulheres por meio de biografias escritas e/ou audiovisuais que foram divulgadas para a comunidade escolar interna e externa por meio da página do projeto no Instagram. A orientação dos trabalhos foi de responsabilidade do professor Doutor Danilo Leite Moreira e Elisangela Heiderich Mendes Wruck e contou com a atuação dos estudantes: Maysa Tavares da Cruz Araújo, José Henrique Rodrigues da Silva e Lorena Borges Costa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.