Publicado em 28/10/2024 às 09:36, Atualizado em 28/10/2024 às 13:40

Batayporã - Evento especial marcou comemoração dos 50 anos da Escola Estadual Jan Antonin Bata

Acácio Gomes, Redação Nova News

Imagens: Acácio Gomes / Nova News

A Escola Estadual Jan Antonin Bata, localizada em Batayporã, completou 50 anos neste mês de outubro de 2024 e, para comemorar, a equipe realizou um evento especial que ocorreu na quinta-feira (24) e sexta-feira (25).

A comemoração reuniu a comunidade escolar atual e também outras pessoas que fizeram parte da história da instituição, como ex-alunos, ex-professores, ex-servidores, personalidades convidadas, além de membros da população em geral.

Na quinta-feira (24), foi realizada a solenidade comemorativa ao Jubileu de Ouro, com uma bênção especial ministrada pelo padre Celestino Sandi, falas das autoridades, homenagens, apresentações culturais, inauguração da galeria dos ex-diretores, apresentação de trabalhos, sala de memórias, praça de alimentação e muito mais.

Ao fazer uso da palavra, o diretor Augusto Leite agradeceu a todos que, ao longo da história, de uma forma ou de outra, contribuíram para com o desenvolvimento da escola.

As demais personalidades que fizeram uso da palavra - Dolores Bata, que é neta de Jan Antonin Bata; o prefeito de Batayporã, Germino Roz; e a coordenadora regional de Educação, Silvia Maria dos Santos - destacaram a importância da escola na história e no desenvolvimento do município.

Um dos momentos mais marcantes, foi quando a professora Anísia Teixeira fez a leitura de uma carta que foi escrita pela saudosa professora Luiza Alves Nunes da Rocha, a “Luizinha”, no ano de 1974, quando ela ainda era aluna, agradecendo ao governador da época, José Manoel Fontanillas Fragelli, pela inauguração da escola. A leitura da carta gerou grande emoção.

Já na sexta-feira (25), das 07h30 às 11h e das 18h às 22h, a escola permaneceu aberta para visitação com exposição de trabalhos e projetos, no estilo das famosas feiras de ciências que marcaram época.

Conforme a direção e a coordenação, o evento foi realizado com sucesso em todos os seus momentos e a equipe agradece a todos que visitaram a escola durante os dois dias de comemoração.

A Escola Estadual Jan Antonin Bata, que leva o nome do industrial tcheco que fundou Batayporã, foi inaugurada, como já informado, em 1974, na época do então governador José Manoel Fontanillas Fragelli. A instituição de ensino fica na Jonas Pedro Nunes, 1260, anexa à Praça Napoleão Bezerra de Albuquerque, no centro de Batayporã.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.