Publicado em 29/08/2022 às 10:22, Atualizado em 29/08/2022 às 14:41
Os últimos dias foram de fortes emoções para Bernardo Alves Rangel, de 92 anos, ao reencontrar sua irmã, Tereza Alves de Souza, de 88 anos, após cerca de quatro décadas sem notícias um do outro. O reencontro ocorreu nas dependências do Lar Santo Antônio, em Batayporã, onde ele estava hospedado.
Bernardo morava em Batayporã há muito tempo e nunca mais havia mantido contato com a família. Casado com uma prima, ele ficou viúvo há cerca de sete anos, e, como não tem filhos, passou a viver sozinho em sua casa, na área central da cidade.
O Nova News apurou que ele chegou a ser encaminhado, há algum tempo, para o Lar Santo Antônio, entidade que atende idosos carentes da comunidade, mas, por dificuldades no processo de adaptação, não foi possível a permanência, uma vez que seu desejo era viver em sua casa.
Por outro lado, seus familiares, que residem em Brasília (DF) e em São José do Egito (PE), buscavam informações sobre seu paradeiro, porém, sem sucesso. “A gente procurava por ele ligando em asilos, abrigos e casas de repouso de vários estados, mas como ele estava em sua residência, ficava fora do nosso radar”, explicou uma sobrinha.
Morando sozinho e contando com apoio de vizinhos e amigos, Bernardo foi resistindo em sua casa até que, recentemente, sofreu uma queda. Então os amigos o convenceram novamente a se hospedar no Lar Santo Antônio, onde ele seria bem cuidado e estaria mais seguro.
Ao dar entrada na entidade, a equipe do setor de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã usou os dados de Bernardo para fazer um rastreamento em busca de parentes, mantendo contato com pessoas da cidade de São José do Egito (PE).
A informação chegou aos ouvidos dos parentes, que retornaram as ligações para Batayporã e confirmaram a identificação do idoso. Na quarta-feira, dia 24 de agosto, familiares vieram até o Mato Grosso do Sul para buscar Bernardo.
O reencontro dele com a irmã, Tereza Alves de Souza, de 88 anos, foi marcado por forte emoção. “É uma alegria incomparável ter reencontrado meu irmão após 40 anos de separação. A gente achava que ele já havia falecido, então, localizá-lo vivo e com saúde, para nós, é como que um milagre”, explicou.
Por sua vez, Bernando estava tão emocionado, que não conseguiu falar com nossa equipe, mas seu semblante era de profunda paz ao rever os familiares após cerca de quatro décadas sem qualquer tipo de contato.
Na quinta-feira, dia 25 de agosto, Bernardo foi levado para Brasília (DF), onde Tereza Alves de Souza mora. Lá, ele deve permanecer por uma temporada para se encontrar com familiares e passar por uma bateria de exames médicos. Posteriormente, o idoso será levado para o estado do Pernambuco, onde mora sua outra irmã, Maria Alves dos Anjos, de 82 anos.
“A Maria vive em um sítio no Pernambuco, rodeada de familiares e lá, com certeza, ele vai viver muito feliz, sendo muito bem cuidado e tratado por todos”, explicou a sobrinha.
Para as amizades que Bernardo conquistou em Batayporã, o reencontro dele com a família é um misto de sentimentos. “Nós ficamos tristes pela partida dele após tantos anos, mas, ao mesmo tempo, nos sentimos imensamente felizes pelo seu reencontro com a família. Com certeza ele será muito amado e muito bem cuidado”, disse um amigo.
Servidores do Lar Santo Antônio e membros do setor de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social acompanharam o reencontro e também se emocionaram com fim da separação entre Bernardo e sua família.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.