A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica ao longo das próximas semanas a vacinação contra a influenza (gripe), dengue e HPV. As ações visam ampliar a cobertura vacinal e proteger a população diante do aumento de casos verificado em Mato Grosso do Sul no período de chuvas e queda de temperaturas, além de promover a imunização habitual para a prevenção de doenças graves.
A coordenadora municipal de imunização, enfermeira Angela Rocha, destacou que as vacinas estão sendo aplicadas na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Outra campanha de destaque é a Aluno Imunizado, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). Com o apoio das escolas, profissionais conferem as carteirinhas de vacinação e proporcionam a imunização nas unidades de ensino.
A vacina contra a influenza está disponível para os seguintes grupos prioritários:
Crianças de seis meses a menores de seis anos;
Idosos com 60 anos ou mais;
Gestantes e puérperas;
Professores da educação básica e ensino superior;
Trabalhadores da saúde;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Caminhoneiros;
Pessoas com doenças crônicas e com deficiência.
Já a vacinação contra a dengue está sendo realizada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. É fundamental que os pais ou responsáveis estejam atentos ao esquema vacinal. Aqueles que receberam a primeira dose há três meses devem comparecer para receber a segunda dose, garantindo a eficácia da imunização.
A campanha também contempla a vacina contra o HPV, voltada para adolescentes de 9 a 14 anos e, em caráter de resgate, para jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal. A imunização contra o HPV é fundamental na prevenção do câncer de colo do útero, câncer de pênis e outras doenças relacionadas ao papilomavírus humano. Vale ressaltar que tanto homens quanto mulheres podem transmitir o vírus, e a vacina continua sendo a medida preventiva mais eficaz.
"É fundamental manter a caderneta de vacinação em dia e nós alertamos para que toda a população pertencente aos grupos contemplados procure a ESF Santa Luzia. A vacinação é uma forma segura e eficaz de proteger a saúde individual e coletiva", enfatizou a coordenadora.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.