Buscar

Batayporã: Projeto sobre o uso do Story Jumper na prática pedagógica é desenvolvido na Escola Jan Antonin Bata

Imagens: Divulgação

Aconteceu nos dias 02 e 03 de dezembro, na Escola Estadual Jan Antonin Bata, em Batayporã, a culminância do projeto “O uso do Story Jumper na Prática Pedagógica: Construindo Histórias”, desenvolvido pela professora coordenadora de Práticas Inovadoras, Juliana Ceobaniuc da Silva Michelini, com a colaboração e participação das professoras de Língua Portuguesa, Ameliana Pereira e Givanilza Alves dos Santos Neves, sob orientação da coordenadora do Plano de Recomposição de Aprendizagem, Adriana Regina do Nascimento.

A professora coordenadora de Práticas Inovadoras propôs o uso do Story Jumper, ferramenta digital que permite criar ebooks individuais ou em equipe, de forma interativa e colaborativa, capaz de produzir histórias com textos, integrando áudios e imagens.

Ela explica que o projeto foi dividido em quatro momentos. No primeiro, foi feita a apresentação da ferramenta e recursos às professoras e o cadastro na plataforma. Em seguida, os estudantes foram orientados a acessarem a plataforma e explorarem os recursos que a mesma oferece.

Em uma terceira etapa, a professora explicou aos estudantes do 5º ano a finalidade da utilização dessa ferramenta e, logo após, eles foram orientados a criarem histórias com imagens, enquanto os alunos do Ensino Médio foram orientados pela docente da Unidade Curricular.

Segundo os educadores envolvidos, esse trabalho foi avaliado de acordo com a criatividade, compromisso e cooperação de cada estudante.

Vale ressaltar que a adoção de plataformas digitais pelos docentes propicia inovações em sua metodologia de ensino, possibilitando que o estudante seja protagonista do seu aprendizado.

Desse modo, o uso do Story Jumper na prática pedagógica permite que os estudantes desenvolvam habilidades de gerenciar informação em conhecimento, tornando-os mais ativos e participativos.

“Apesar das dificuldades encontradas, podemos dizer que as expectativas foram além do esperado, pois os estudantes decidiram criar suas histórias, o que possibilita uma integração entre a realidade e o ensino”, afirma Juliana.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do diretor a Escola Estadual Jan Antonin Bata, Augusto Alberto Leite, e da diretora-adjunta, Vera Lúcia Macedo. (*As informações são da professora Juliana Ceobaniuc da Silva Michelini). 

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.