Publicado em 17/11/2025 às 11:07, Atualizado em 17/11/2025 às 15:09

Batayporã promove capacitação intersetorial sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Assessoria de Imprensa, Prefeitura Municipal
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã promoveu, na manhã desta segunda-feira (17), capacitação intersetorial voltada ao aperfeiçoamento do fluxo de atendimento e da atuação profissional em situações de violência contra a mulher. Realizado no salão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o encontro reuniu servidores da rede socioassistencial, profissionais da saúde municipal e representantes da proteção social do município de Nova Andradina.

A formação foi ministrada pela socióloga Bruna Gayozo, especialista em violência doméstica e familiar, mestra e doutoranda em Educação pela UFGD. Ao longo da manhã, a palestrante abordou temas relacionados ao fortalecimento da rede de enfrentamento, alinhamento de procedimentos e práticas profissionais sob a perspectiva de gênero. O evento foi realizado por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Proteção Social Especial e Coordenadoria do Trabalho e Educação Permanente.

A secretária interina de Assistência Social, Luciane Caldeira, destacou o diálogo e a qualificação contínua das equipes. A gestora ressaltou que o enfrentamento à violência contra a mulher exige atuação conjunta entre diferentes políticas públicas e agradeceu o empenho da rede na organização do evento.

“Estamos falando de vidas que muitas vezes chegam até nós fragilizadas e temerosas. Por isso, cada profissional da rede tem um papel fundamental para garantir acolhimento, orientação e encaminhamentos seguros. Momentos como esse são fundamentais para garantir o atendimento humanizado e eficiente. Aliás, é muito importante termos participantes de Nova Andradina, pois a rede acaba se estendendo diante dos mecanismos de proteção", afirmou.

Segundo a coordenadora de políticas para as mulheres, Simone França, o encontro reforça o compromisso da gestão em fortalecer a rede de proteção e garantir atendimento humanizado às mulheres do município. "A participação de profissionais de diferentes setores e de municípios vizinhos ampliou o diálogo e contribuiu para o aprimoramento das práticas intersetoriais, essenciais para prevenir a violência e assegurar acolhimento qualificado às vítimas", analisou a servidora.