Publicado em 17/07/2024 às 12:32, Atualizado em 17/07/2024 às 16:47

Batayporã recebe, neste sábado (20), o CineSolarzinho, com sessões gratuitas de cinema ao ar livre

Benu Comunicação,
Cb image default
Imagem: Lucas Rosendo

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado no Circuito CESP, em Batayporã (MS), no sábado (20), a partir das 18h, na Lagoa do Sapo, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Elementos”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 5ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CESP e apoio da Prefeitura Municipal de Batayporã, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

“O CineSolarzinho é a versão do CineSolar totalmente pensada para as crianças, um público muito importante da nossa cinematografia e que merece muita atenção, tanto por temas específicos, tanto como fruidores do cinema. Elas precisam compreender os filmes e, estas produções, devem atuar no imaginário dando novas possibilidades de visão de mundo para essas crianças, que são nosso futuro”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito CESP 2024 será realizado em 14 cidades dos estados de Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Além das sessões de cinema, serão promovidas 05 oficinas.

“Acreditamos que o acesso à cultura é um direito fundamental de todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica. Essas sessões, além de proporcionar entretenimento gratuito, também promovem a inclusão social. O cinema é uma janela para o mundo, e ao apoiar iniciativas como essa, estamos incentivando a formação cultural com comunidades mais conectadas e conscientes”, diz Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da CESP.

Nesta 5ª edição do CineSolarzinho, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada pela equipe do Festival comKids, que comemora sua 15ª edição, sempre trabalhando para promover a qualidade, a diversidade do audiovisual e a cultura da infância na América Latina. As sessões divertidas, repletas de cores e aventuras, apresentam filmes que despertam a curiosidade das crianças sobre o mundo animal e a natureza, e que promovem a resiliência e a diversidade em todas as suas dimensões.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. E, neste mês de julho, a Linda 3.0 estreia nas estradas brasileiras.

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). E também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com a parceria institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil e parceria solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar.

PROGRAMAÇÃO

Batayporã/MS

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Sábado (20/07)

Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens do Festival comKids

19h - 2ª sessão: filme ‘Elementos’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Lagoa do Sapo - Rua Luis Antonio da Silva - Centro - Batayporã/MS

Local em caso de chuva: Ginásio da Toquinho - Rua Joaquim Gonçalves Silva esquina com Avenida Mustafa - Vila Antônia Nantes.

Cb image default
Imagem: Divulgação