Publicado em 27/11/2023 às 16:05, Atualizado em 27/11/2023 às 20:16
Jovem estuda no IFMS Campus Nova Andradina
A batayporaense de 17 anos, Maylla Rieny Oliveira Nascimento, estudante do curso de Informática do IFMS (Instituto Federal), Campus Nova Andradina, vem se destacando com um projeto que busca levar para sala de aula mais conhecimento sobre a cultura afro-brasileira.
“Tudo começou com um choque de realidade, mas eu digo que valeu muito a pena. Sempre fui aluna exemplar, mas no meu segundo ano de Informática, tive o desgosto de sentir que não pertencia ao curso que estava, com isso, a minha adaptação foi extremamente difícil. Sou uma estudante negra e notei que pouco se fala sobre a minha cultura nas aulas de Informática, apesar de existir a lei 10.639, que em janeiro completou 20 anos e dita a obrigatoriedade dos estudos da cultura afro-brasileira na educação. Percebi que esta lei costuma ser pouco aplicada de maneira geral e foi assim que surgiu a ideia do meu projeto, de levar para os estudantes mais informações sobre a cultura afro”, afirmou.
A jovem explica que o projeto aconteceu sob a orientação da Prof. Dra. Marcela Ernesto dos Santos, que sempre levava as culturas afro-brasileiras e africanas em suas aulas.
“Me identifiquei com o trabalho dela, por ser uma mulher preta que luta por seus direitos e aplica a lei em suas aulas. O projeto tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e docentes e também trazer figuras históricas negras que foram apagadas por conta da cor. Além disso, o projeto tem a importância de auxiliar os estudantes negros a se sentirem pertencentes ao curso” afirmou.
O projeto se chama "Aplicação da lei 10.639 no curso de Informática IFMS Campus Nova Andradina: desafios e perspectivas".
Maylla explica que com este projeto houve a criação de um website em base da tecnologia Next.js, com três páginas contendo informações sobre a lei e as figuras históricas, onde contou com a ajuda de seu co-orientador, o professor de informática, Jales Lucio de Andrade Júnior.
Nos dias 3 e 4 de outubro de 2023, a jovem participou da Fecinova (Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina) e conquistou o segundo lugar na área de multidisciplinar.
No dia 22 de novembro de 2023, Maylla foi convidada pelo professor doutor Danilo Leite Moreira, para participar de uma mesa redonda no curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Campus Nova Andradina, apresentando o projeto.
“Foi uma grande conquista para a minha carreira, com apenas 17 anos participar de uma mesa redonda com doutores. Sou grata ao IFMS que me abriu portas para grandes conquistas”, finalizou.
Clique aqui e acesse o Website da estudante.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.