Buscar

Caçambas comunitárias são propostas como solução permanente para descarte irregular e combate à dengue em Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Divulgação / Reprodução / CMNA

Instalar caçambas comunitárias em pontos estratégicos de Nova Andradina pode ser a chave para enfrentar, de forma contínua, o descarte irregular de resíduos volumosos e os recorrentes focos de dengue nos bairros.

Essa é a proposta apresentada pelo vereador Dito Machado (União Brasil), por meio da Indicação 348/2025, direcionada ao prefeito Dr. Leandro Fedossi e aos secretários Raphael Perpétuo (Serviços Públicos), Moammar El Abed (Infraestrutura) e Jozeli Chulli (Saúde).

O parlamentar justifica a solicitação com base no crescente acúmulo de materiais como sofás, colchões, restos de poda e entulhos leves em áreas públicas, calçadas e terrenos baldios, especialmente nas regiões mais afastadas do centro. Para ele, as caçambas podem representar uma alternativa prática e eficaz aos mutirões de limpeza emergenciais realizados periodicamente.

“O acúmulo de entulho compromete a limpeza urbana e exige ações emergenciais mais custosas, como mutirões de combate à dengue e contratação extra de caminhões e de pessoal para remoção dos resíduos”, frisa Dito.

A sugestão é que o Executivo avalie a viabilidade técnica, legal e orçamentária para a implementação da medida. Segundo o vereador, a instalação das caçambas comunitárias seria uma ação preventiva permanente, com baixo custo a médio e longo prazo, reduzindo a necessidade de intervenções emergenciais e promovendo mais saúde e bem-estar à população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.