Publicado em 01/09/2023 às 19:25, Atualizado em 01/09/2023 às 22:39

Cardiologista Dra. Thais Maia fala da importância do controle da pressão arterial e os exames disponíveis em seu consultório

Profissional atua na Clínica Center Med, em Nova Andradina

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Cardiologista detalha cuidados para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares - Imagem: Acácio Gomes 

O mês de agosto foi marcado por importantes datas como o Dia Nacional da Saúde (05), o Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08) e o Dia do Cardiologista (14). Já este mês de setembro é conhecido pela Campanha Setembro Vermelho, em que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) propõe um período de conscientização sobre a saúde do coração e, neste contexto, a cardiologista Dra. Thais Maia, de Nova Andradina, explica que essas datas e campanhas são para conscientizar a população e aproveita a oportunidade para fazer um alerta sobre a importância de cuidar bem da saúde do coração.

Antes, porém, vamos saber, do ponto de vista da nossa entrevistada, como é cuidar dos corações das pessoas e como tudo começou. Dra. Thais Maia (CRM/MS 8275 // Clínica Médica RQE 6370 // Cardiologista RQE 7590), que atua na Clínica Center Med, é natural de Nova Andradina. Filha do saudoso médico ortopedista Dr. Thales Maia e de Jane Maria Maia, assistente social, que sempre atuou na área da saúde pública do município, desde sempre tinha a medicina como sua escolha profissional, porém, a paixão pela Cardiologia veio um pouco mais tarde.

“Optei pela medicina bem cedo, mas, confesso que a paixão pela Cardiologia veio um pouco depois e é um grande presente que Deus me deu. O coração é um órgão encantador e com o passar do tempo cada vez mais me sinto envolvida pela minha área de atuação. É maravilhoso trabalhar com aquilo que a gente ama.”, afirma ela.

Hipertensão arterial

Cb image default
Especialista alerta que as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo - Imagem: Acácio Gomes

A cardiologista explica que as doenças cardiovasculares, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são as que mais matam no mundo, inclusive com taxa de mortalidade superior à do câncer, por exemplo, e, neste sentido, Dra. Thais chama a atenção para a importância da prevenção e do controle da hipertensão arterial que, nas palavras dela, merece atenção especial.

“Muita gente acha que a hipertensão arterial não é motivo de preocupação, que ela não gera maiores danos, mas, na verdade, a pressão alta sobrecarrega vários órgãos como rins, olhos, pulmões, coração e cérebro. O infarto do coração e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças muitas vezes fatais, são algumas das várias complicações da pressão alta não controlada”, afirma.

Thais Maia pontua que a hipertensão está relacionada a fatores genéticos e de idade, sobre os quais não há o que se possa fazer para alterá-los, porém, outro pilar importante e sobre o qual temos total controle é o nosso estilo de vida. “A genética e a idade não são uma sentença a partir do momento em que a gente adota hábitos saudáveis. Consumir uma alimentação mais natural, evitar temperos e condimentos industrializados, pegar leve no sal, praticar exercícios físicos regulares, uma boa hidratação e dormir bem são práticas que fazem toda a diferença. Já pensou no quanto de sal e óleo de soja, por exemplo, você e sua família consomem em um mês, em um ano, em uma década? Uma hora essa conta chega. Temos que ter equilíbrio e fazer a nossa parte”, alerta.

Sobre as visitas ao cardiologista, Dra. Thais ressalta que o monitoramento da pressão arterial pode ser feito a partir dos 35 anos, porém, se a pessoa tem histórico de hipertensão na família, é importante iniciar os controles o quanto antes. “A princípio, ela é uma doença assintomática e silenciosa. Geralmente quando aparecem os sintomas, a situação já está bastante avançada”, comenta.

Artéris

Exame Artéris avalia o envelhecimento cardiovascular e afere a pressão arterial central - Imagem: Acácio Gomes

Uma novidade trazida pela Dra. Thais para Nova Andradina é o Artéris/VOP, um moderno equipamento que avalia a velocidade da onda de pulso e tem como objetivo diagnosticar o envelhecimento cardiovascular. Ele também afere a pressão arterial central, ou seja, mais próxima do coração, sendo então capaz de diagnosticar de forma mais precisa os valores de pressão arterial e perceber o nível de rigidez arterial e se há comprometimento cardiovascular.

“Esse é um exame que eu faço aqui no consultório e que dura em torno de 20 minutos. Como ele afere a pressão arterial central, a gente consegue ter uma antecipação com relação à prevenção de complicações futuras. Imaginemos nosso sistema cardiovascular como uma mangueira de jardim. Com o passar do tempo e devido às agressões decorrentes do abuso de bebidas alcoólicas, tabagismo, diabetes não controlada, aumento de colesterol e a própria pressão alta, entre outros fatores, ela vai se enrijecendo e sofrendo ranhuras, favorecendo o surgimento de outros problemas, bem como promovendo o acúmulo de placas de colesterol, podendo provocar infarto e AVC. Com o Artéris, a gente consegue avaliar esse cenário e tratar de forma mais precisa e precoce” detalha.

Outros exames disponíveis no consultório

Mapa: A Mapa é a monitorização ambulatorial da pressão arterial com a colocação de um equipamento no paciente e que afere a pressão arterial por 24h. Ele é útil para investigar, acompanhar e diagnosticar hipertensão arterial.

Holter: O Holter monitora por 24h o ritmo do coração para diagnosticar possíveis arritmias.

Teste Ergométrico: Já o Teste Ergométrico é feito por meio de uma esteira e avalia a capacidade funcional do paciente, analisa como a pressão arterial, a frequência cardíaca e o ritmo do coração reagem diante do esforço físico e também investiga possível doença coronariana que é a causa do infarto do coração.

A cardiologista Dra. Thais Maia explica que todos esses exames estão disponíveis na Center Med, evitando que os pacientes precisem buscar pelos procedimentos em outros lugares. “Quando decidi montar meu consultório, tive essa preocupação em fazer com que ele fosse bem equipado, oferecendo total comodidade a todos aqueles que procuram pelos meus atendimentos”, esclarece.

Cb image default
Dra. Thais Maia e sua equipe se colocam à disposição nas dependências da Clínica Center Med - Imagem: Acácio Gomes

Por fim, a profissional se coloca à disposição para tirar dúvidas e receber à população em seu consultório onde a qualidade no atendimento e o acolhimento dos pacientes são prioridades. “Amo minha profissão e é muito gratificante ajudar as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida. Isso me inspira e me motiva todos os dias e a cada atendimento”, finaliza.

Saiba mais

Para saber mais sobre o trabalho da Dra. Thais Maia, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a Clínica Center Med, que fica na Rua Walter Hubacher, 1128, celular / WhatsApp (67) 9 9961-2929, no centro de Nova Andradina, sendo que, ela atende de forma particular, pelos convênios Cassems e Oeste Saúde e também pelo cartão de descontos Amena.

A cardiologista também está presente no Instagram @drathaismaiacardio com várias dicas de saúde e curiosidades. 

Cb image default
SAIBA MAIS: Para saber mais sobre o trabalho da Dra. Thais Maia visite www.acaciojornalista.com.br/cardio e acesse a página do Projeto CardioPapo, com outras matérias especiais e conteúdos em formato de podcast
Cb image default
Dra. Thais Maia espera por você na Center Med, que fica na Rua Walter Hubacher, 1128, na lateral do Ginásio de Esportes, no centro de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

PRODUÇÃO:

Cb image default

PUBLICIDADE

Cb image default