Publicado em 07/06/2023 às 06:00, Atualizado em 07/06/2023 às 10:02

Católicos de Nova Andradina e Batayporã preparam celebrações de Corpus Christi para esta quinta (08)

Em Nova Andradina, pela primeira vez, solenidade religiosa se tornou feriado municipal

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo / Canva

As comunidades católicas de Nova Andradina e Batayporã, a exemplo das demais espalhadas ao redor do mundo, preparam as celebrações alusivas à solenidade de Corpus Christi, festejado nesta quinta-feira (08).

Nova Andradina

Em Nova Andradina, tudo está sendo preparado em comunhão entre o Santuário Imaculado Coração de Maria e as paróquias São Vicente de Paulo e São José.

A partir das 07h terá início a tradicional confecção dos tapetes que irão decorar as vias por onde, mais tarde, passará a procissão.

Às 15h, Santa Missa na Praça ao lado da Prefeitura Municipal e, logo em seguida, a tradicional procissão e benção do Santíssimo Sacramento na rotatória do obelisco, entre as avenidas Antônio Joaquim de Moura Andrade e Eurico Soares Andrade.

Vale destacar que, em Nova Andradina, a partir deste ano, a solenidade de Corpus Christi que, até então era apenas ponto facultativo, passou a ser feriado municipal devido à sanção da Lei 1737.

Batayporã

Na cidade de Batayporã, os católicos também devem se reunir nesta quinta-feira (08) pela manhã para confecção dos tapetes da procissão e organização da celebração, que ocorrerá às 15h, tendo início na igreja matriz Santo Antônio de Pádua.

Corpus Christi

O significado de Corpus Christi é celebrar o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É uma solenidade religiosa da Igreja Católica e acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia. A festa foi criada de maneira oficial durante o pontificado do papa Urbano IV, em 1264.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961, no dia são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. A tradição de decorar as vias começou pela cidade de Ouro Preto (MG).

A procissão é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.