Durante agenda em Batayporã nesta semana, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sérgio de Paula, destacou o empenho da Prefeitura em melhorar a situação da Lagoa do Sapo, acometida pelo assoreamento ao longo dos anos.
“Trata-se de um serviço audacioso. É um problema de vários anos e o prefeito Germino Roz está enfrentando. É algo arrojado. É ter a coragem de iniciar um processo na Lagoa do Sapo. Administrar é fazer um enfrentamento e ele está fazendo”, afirmou.
Na ocasião, o chefe do Executivo de Batayporã e o vice-prefeito Cacildo Paião mostraram detalhes do empreendimento, desde o esvaziamento da lagoa até a experiência obtida com uma bomba de sucção cedida pela Usina Laguna.
Nesta fase, as máquinas e os caminhões seguem retirando todo o barro acumulado ao longo dos anos em decorrência das chuvas. A expectativa é de que o equivalente a 800 caminhões de terra sejam retirados.
“Segundo o prefeito nos mostrou, essa limpeza irá proporcionar mais espaço para o armazenamento da água, o que deve diminuir os alagamentos no período chuvoso”, contou Sérgio de Paula.
“Como disse, é muita coragem do prefeito, do vice e de toda a administração municipal, que corre contra o tempo para aproveitar os dias sem previsão de chuva”, complementou o chefe da Casa Civil.
Na mesma linha, Germino ressaltou que “o problema tem que ser encarado de frente”. “Não podemos ver as pessoas perderem seus bens na época da chuva e não fazer nada. Ainda é um trabalho paliativo, porém já irá amenizar e muito as enchentes”, disse.
A partir da conclusão dos serviços, o objetivo será a manutenção constante do espaço, mantendo sempre limpo o canal de escoamento da água para evitar que a lagoa transborde em dias de maior volume de chuva.
“Também estamos estudando a possibilidade de instalar duas bombas de sucção no sentido de remover o excedente de água com maior agilidade, resultado da experiência satisfatória que fizemos com a bomba da usina”, completou Cacildo, responsável por coordenar a operação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.