Buscar

Chuva intensa com mais de 120 milímetros volta a alagar Batayporã

A região mais afetada fica nas proximidades da Lagoa do Sapo

Cb image default
A água avançou por cerca de 10 quarteirões no entorno da lagoa - Imagem: Nova News

A chuva intensa que caiu na região, nas últimas horas, causou alagamento na região central de Batayporã, no final da tarde desta quarta-feira (12). 

Conforme apurado pelo Nova News, a área no entorno da Lagoa do Sapo, foi tomada pela enxurrada. O local foi isolado pela Prefeitura Municipal, com uso de cavaletes.

O prefeito Germino Roz (PSDB) chegou na região no início da chuva, pois segundo ele, já previa que poderia haver alagamento.

Através de um aplicativo de mensagens, o gestor pediu para que os moradores evitem de circular de carro pela região. Funcionárias da prefeitura estão no local e com uso de máquinas e barcos, estão monitorando as residências próximas.

Algumas pessoas estão sendo retiradas da residências e sendo levadas para locais seguros. De acordo com prefeito, que ajuda nos trabalhos, ainda não dá para calcular os prejuízos. 

A expectativa é de que a água escoe e a situação seja normalizada nas próximas horas. A Defesa Civil do município também está no local monitora a situação.

Em um pluviômetro instalado próximo do local da enchente, a chuva do período da tarde chegou a marcar mais de 120mm.

Conforme apurado no início da noite, moradores estão sendo retirados com o auxílio de barcos.

Algumas casas da região foram invadidas pela água, porém, ainda não há informações sobre os prejuízos.

Cb image default

A prefeitura divulgou uma nota, confira na íntegra:

A Prefeitura de Batayporã ressalta que adota todas as medidas possíveis diante dos alagamentos ocasionados pela cheia da Lagoa do Sapo nesta quarta-feira (12). Além do isolamento da área, a fim de evitar que o tráfego de veículos movimente a água para dentro das residências, e a execução de limpeza em bocas de lobo, a Administração também proporcionará a devida assistência às famílias afetadas. Vale destacar que medidas paliativas como limpeza das galerias e esgotamento da lagoa são corriqueiras. Todavia, a Prefeitura trabalha em uma solução efetiva, que só será possível a partir de uma grande obra de drenagem urbana. Inclusive, recentemente, foi concluída a licitação para elaboração de projeto executivo de drenagem e infraestrutura urbana para controle de enchentes na região. No momento, nossas equipes da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente e o prefeito Germino Roz estão em campo trabalhando para amenizar a situação.

“Essa situação dói na alma”, afirmou o chefe do Executivo, enquanto analisa os estragos.

O Corpo de Bombeiros  de Nova Andradina, foi acionado pela Defesa Civil do município de Batayporã, para auxiliar nos trabalhos de resgate.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.