Publicado em 15/12/2020 às 08:05, Atualizado em 15/12/2020 às 13:10
Os atendimentos na unidade do Castramóvel do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), módulo móvel com equipamentos e espaço adequado para a castração de animais de pequeno porte, começaram a ser realizados nesta segunda-feira (14), no município de Bataguassu (MS).
Cedido pela prefeitura de Bataguassu, a unidade móvel é equipada com sala de pré-operatório, centro cirúrgico, sala de pós-operatório e higienização, armário, espaço para recuperação, ar-condicionado, balança e macas.
A unidade móvel foi adquirida com recursos indenizatórios do município de Bataguassu com investimento de R$ 142.990,00.
Para registro, atendimento das normas do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e operacionalização, o Codevale investiu quase R$ 40.000,00 em equipamentos e insumos.
Para o procedimento de castração, serão feitas a triagem e classificação do animal.
A cirurgia para retirada dos testículos dos machos e do útero e trompas, no caso das fêmeas, só pode ser feita após o proprietário assinar um “termo de responsabilidade”.
No início do projeto serão realizadas apenas cirurgias em cães machos e futuramente, em uma segunda etapa, em fêmeas e felinos.
O serviço vai circular nos municípios que fazem parte do Codevale: Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Bataguassu, Brasilândia, Ivinhema, Glória de Dourados, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita e Taquarussu.
O projeto de castração visa o controle populacional de cães e gatos e consequentemente o controle de zoonoses.
O ato inaugural contou com a presença do presidente do Codevale e prefeito de Ivinhema, Éder Tuta, e dos prefeitos Pedro Caravina (Bataguassu) e Alair Antônio Batista (Taciba/SP); do presidente do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS), Rodrigo Piva; da secretária de Saúde de Bataguassu, Maria Angélica Benetasso; da diretora Executiva do Codevale, Daniele Cabriotti; do coordenador da Saúde do Codevale, Carlos Alberto, e dos médicos veterinários Weldan Cabral, Rafaela Carvalho, Maria Eduarda Soriano, Valesca Picoli, Herick de Oliveira Brito e Lundia Bin.