Publicado em 18/01/2022 às 14:33, Atualizado em 18/01/2022 às 18:48
Só na manhã desta terça (18) foram realizados 106 testes rápidos. Desse total, 69 deram positivo, enquanto outros 37 deram negativo
Confusão e desinformação, foi esse o cenário que uma equipe do Nova News presenciou no Laboratório Municipal Nacim Abrão, no início da tarde desta terça-feira (18), na cidade de Nova Andradina.
A explosão do número de casos de covid-19 fez com que centenas de pessoas corressem até o laboratório para tentar, ao menos, a realização do teste rápido para saber se estão ou não contaminadas pelo vírus.
No local, foi possível verificar a presença de pessoas sem sintomas e também de pessoas sintomáticas em busca da coleta de amostras.
“Meu esposo está ali, com febre e dor pelo corpo desde sábado. Ele foi no postinho e pegou encaminhamento para coletar o exame, pra saber se está ou não contaminado”, disse Izanete Francisca de Assis, de 58 anos de idade, moradora em Nova Andradina.
Ela disse à reportagem que além do marido, que apresenta sintomas, na família, a filha e o genro, que são moradores em Batayporã já testaram positivo e encontram-se isolados. Ainda segundo ela, seu esposo já foi vacinado com a dose de reforço.
Além da busca para realização do exame, foi possível constatar que é grande a confusão quando se trata do prazo para colher esse material.
Em contato com uma servidora do laboratório, que pediu pra ter o nome preservado, o Nova News foi informado que no local estão distribuindo senhas, para que haja organização por ordem de chegada.
“Algumas pessoas não se informam, vêm pra cá sem ao menos passar pelo postinho para serem avaliadas por um médico e sem encaminhamento para que seja feita a coleta do material. Alguns não tem paciência e então começam a tumultuar. Vamos atender a todos, é só ter um pouco de paciência”, explicou.
A servidora disse à reportagem que o número de pessoas contaminadas chama a atenção pela velocidade que o vírus se espalha. Só na manhã desta terça-feira (18) foram realizados 106 testes rápidos. Desse total, 69 deram positivo, enquanto outros 37 deram negativo.
Em Batayporã, não é diferente. Por lá também é grande número de pessoas em busca de atendimento, o que faz com que as unidades de Saúde fiquem com lotação máxima, e consequentemente, haja demora nos atendimentos.
Na manhã de desta terça feira, o prefeito Germino Roz (PSDB), durante entrevista na emissora de rádio da cidade, pediu mais calma e paciência as pessoas que estão buscando atendimento.
O chefe do poder Executivo destacou ainda o número de servidores da Saúde que estão afastados em decorrência da contaminação pelo vírus.
“O que eu quero pedir à nossa população neste momento, é que tenha um pouco de paciência com as nossas equipes, pois elas estão se desdobrando. Estão fazendo o que podem. Todos vocês sabem que estamos vivendo um surto fora do comum. É muita gente gripada e com problemas respiratórios e muita gente com covid, consequentemente. É um surto coletivo em todos os municípios. Vamos ter calma que juntos iremos sair dessa crise pandêmica”, ponderou.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!