Buscar

Com máquina quebrada e falta de reagente, moradores de Nova Andradina sofrem para realizar exames laboratoriais

Ainda na última semana, a reportagem constatou que reagente estava em falta no laboratório municipal

Cb image default
Delma Nunes voltou para casa sem agendar coleta - Imagens: Eduardo Menezes

Quem precisa de exames laboratoriais da rede pública do município de Nova Andradina, vem sentindo dificuldade para realizar os pedidos médicos após consulta.

Além de estar quebrada, a única máquina que realiza os exames, o Nova News apurou que até reagentes chegaram a faltar no Laboratório Municipal Nacim Abrão.

Na manhã desta sexta-feira (08), a equipe de reportagem do Nova News esteve no local e se deparou com Delma Nunes dos Santos, de 44 anos, moradora no Assentamento Teijin, que com um pedido de exame na mão estava voltando para casa, sem ao menos agendar a coleta.

Cb image default
Local que sempre encontra-se lotado, hoje estava vazio - Imagem: Eduardo Menezes

Delma disse que saiu de manhãzinha de casa para tentar marcar um exame para sua mãe, atendendo a um pedido de um médico oftalmologista, porém, foi surpreendida com a notícia de que não seria possível a realização, porque a máquina encontra-se inoperante.

“Minha mãe não consegue vir aqui, então saí de casa bem cedo pra ver se conseguia, chegando aqui me disseram que não está sendo feito. Eles me deram aqui um telefone para eu ligar na próxima semana, pra ver se consigo agendar”, disse.

Ainda no local, o Nova News ouviu Paulo Mazeti, responsável pelo Laboratório Municipal. Ele confirmou que a máquina está quebrada há alguns dias.

Mazeti disse que o equipamento é usado pelo laboratório em termo de comodato e que a empresa responsável tem até 24h para resolver o problema, no entanto, a manutenção desta vez é mais delicada e está levando um tempo para ser finalizada.

Sobre o reagente, o diretor disse que realmente houve a falta do produto, no entanto, o problema já foi sanado. Ele explicou que a demanda aumentou muito nos últimos dias e, com uso acima da média, o produto teria ficado escasso.

Ainda nesta quinta-feira (07), a Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de comunicação do Executivo, informou a população sobre a suspensão temporária da realização de exames bioquímicos.

Segundo a nota, as análises dos seguintes exames estão sendo afetadas:

Ácido Úrico, Amilase, ALT/AST (TGO/TGP), Bilirrubina Total e Frações, CPK ,CKMB, Cálcio Sérico, Creatinina, Colesterol, Colesterol Total e Frações (HDL, VLDL e LDL), D-Dímero, Ferro Sérico, Fosfatase Alcalina, Fósforo, Gama GT, Glicemia, Hemoglobina Glicada, LDH (Desidrogenase Láctica), Magnésio, PCR. Proteínas Totais e Frações (Albumina), Triglicerídeos e Ureia.

O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, informou que, caso tudo transcorra conforme o planejado, a normalização dos serviços está prevista para a próxima semana, de acordo com material divulgado pela assessoria.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.