Publicado em 05/11/2024 às 09:19, Atualizado em 06/11/2024 às 20:57
O Processo Seletivo Vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) 2025 (PSV-UEMS 2025), ofertando 641 vagas totais em 30 cursos, encerra as inscrições às 23h59 desta quarta-feira, dia 06 de novembro de 2024.
Vale destacar que em Nova Andradina a instituição oferece 20 vagas para Engenharia Civil, com duração de cinco anos. Veja aqui o quadro completo com todas as vagas.
As pessoas interessadas em se inscreverem no certame, que será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), sob a supervisão da Pró-Reitoria de Ensino (PROE), devem acessar o endereço eletrônico concurso.fapec.org, onde estão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário, bem com o edital completo e eventuais atualizações.
Para participar, o candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Já o período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição teve início em 23/09/2024 e terminou em 15/10/2024.
A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas em 24/11/2024 nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Dentro das opções do Vestibular UEMS 2025, as novidades são três novos cursos: Engenharia Civil (Nova Andradina), Fonoaudiologia (Campo Grande) e Terapia Ocupacional (Campo Grande). As respectivas graduações atendem demandas específicas para o Estado de Mato Grosso do Sul, consolidando o papel da UEMS na formação de profissionais em áreas estratégicas.
O curso de Engenharia Civil será ofertado na UEMS/Nova Andradina, no período noturno, com 20 vagas e duração de 5 anos. Os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional ocorrerão na Unidade Santo Amaro, da UEMS/Campo Grande, no período matutino, com 16 vagas, e duração de 4 anos.
Atendendo às pautas encaminhadas pela sociedade sul-mato-grossense, a UEMS disponibilizou nos últimos anos cursos com oferta única em alguns municípios e alguns destes cursos foram aprovados para se tornarem de oferta permanente na Universidade, são eles: Direito (Aquidauana), Direito (Jardim) e Psicologia (Coxim).
Reserva de vagas
Para o PSV-UEMS 2025 a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio dos sistemas de ingresso:
I - por acesso universal (ampla concorrência); e
II - por reserva de vagas, sendo:
a) 20% para candidatos ao regime de cotas para negros, pretos e pardos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
b) 10% para candidatos ao regime de cotas para indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
c) 10% para candidatos ao regime de cotas para residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos;
d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
O início das aulas será no ano letivo de 2025, conforme calendário acadêmico.
SISU
No edital consta a oferta de 50% das vagas, já que a outra metade será ofertada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Após aproveitamento dos candidatos aprovados nos processos seletivos vestibular e SISU, havendo vagas remanescentes, estas serão ofertadas via processo seletivo permanente com uso das notas das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (As informações desta matéria são do portal da UEMS).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.