Publicado em 23/05/2023 às 09:10, Atualizado em 23/05/2023 às 13:26
As forças de segurança pública militares da cidade de Nova Andradina contarão com novos comandantes dentro em breve. Foi oficializado pelo Comando Geral das Corporações as substituições dos atuais comandantes em virtude do tempo de serviço na região.
Corpo de Bombeiros Militar
O Major Pablo Diego Barros de Jesus - que tem 38 anos e é o atual comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente e cujo quartel é responsável pelos atendimentos nas cidades de Nova Andradina, Taquarussu e Batayporã - irá assumir o comando do Quartel de Corumbá, no Pantanal. O oficial está há quatro anos e meio à frente do comando do 3°SGBM/Ind.
Durante a gestão do Major Pablo, o 3ºSGBM/Ind aperfeiçoou o atendimento público de acordo com os pilares da qualidade e eficiência. Além disso, o oficial superior melhorou o ambiente de trabalho dos bombeiros militares com ampliação do Quartel, construção de sala de aula moderna e reformas internas, assim como viabilizou a aquisição de três viaturas zero km, sendo uma ambulância, um caminhão tanque e uma caminhonete. Também foi destaque no seu comando a elaboração do projeto técnico de construção do novo Quartel dos bombeiros no Distrito de Casa Verde, cuja obra se iniciou ainda na sua gestão no início de janeiro deste ano e com prazo de entrega para final de dezembro. Sua administração ainda foi marcada pelo desenvolvimento do projeto educacional Jovem Bombeiro no Enem e pelo projeto social Bombeiros e a Melhor Idade.
Em seu lugar, assume o Capitão Eliel Rodrigues da Silva, de 36 anos, que é o atual comandante do 11º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (Ivinhema) e está na função desde janeiro de 2019. O capitão Rodrigues já desempenhou função na Diretoria de Atividades Técnicas da Corporação e, anteriormente, já foi Soldado da Polícia Militar antes de passar no concurso de oficial do Corpo de Bombeiros Militar. A data da troca de comando nos bombeiros está agendada para o dia 14 de julho de 2023, sexta-feira, às 09h, no Quartel do 3ºSGBM/Ind e o evento militar é aberto ao público.
Polícia Militar
A Polícia Militar também irá substituir o atual comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel José Roberto Nobres de Souza, que está desde abril de 2020 na função de comandante na região. Em seu lugar, assume o Tenente Coronel Paulo Renato Ribeiro, que tem 17 anos de carreira militar e já trabalhou no Batalhão de Trânsito, na Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), na Companhia da Polícia Militar Ambiental de Bonito e também na Corregedoria da Polícia Militar.
O comando do Tenente Coronel J. Roberto foi marcado pelo trabalho policial ostensivo e presencial na área urbana das cidades da região do Vale do Ivinhema e também por implementar a filosofia da polícia comunitária, que compreende o estreitamento de vínculos entre a PM e a população. Sua administração ainda focou em melhorias estruturais na sede do 8º Batalhão e na ampliação do serviço de equoterapia no Quartel, que é referência no atendimento de diversas crianças e adolescentes. Também se realça que, durante sua gestão, Nova Andradina ocupou o primeiro lugar, no ano de 2021, como a cidade mais segura do Estado, de acordo com índices da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele irá para a Casa Militar, que fica responsável pela segurança do governador.
A data da troca de comando na Polícia Militar está agendada para o dia 02 de junho de 2023, sexta-feira, às 10h, no 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina e o evento militar é aberto ao público.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar são instituições perenes do Estado de Mato Grosso do Sul, cuja missão está definida na Constituição Estadual. O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros Militar é o 193 e o da Polícia Militar é o 190.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.