A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Batayporã realizaram nesta terça-feira (19) a 1ª Conferência Municipal de Saúde, com foco na Atenção Primária. O evento registrou ótima adesão do público, reunindo representantes de diversos segmentos, como gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a abertura, a secretária de Saúde, Letícia Sanches, destacou o avanço da Atenção Primária nos últimos quatro anos, resultado de investimentos consistentes e de marcos de desempenho reconhecidos em nível estadual. "Batayporã tem se consolidado como referência graças ao empenho de toda a equipe e ao comprometimento da gestão em ampliar o acesso e a qualidade dos serviços", ressaltou.
O prefeito Germino Roz também reforçou a iniciativa. "A conferência é um momento de diálogo fundamental para avançarmos ainda mais na construção de uma rede de saúde fortalecida e alinhada às necessidades da nossa população", afirmou.
A programação contou com palestra da superintendente de Atenção Primária à Saúde de Mato Grosso do Sul, Karine Cavalcante da Costa. A convidada elogiou a organização do evento e a participação expressiva dos usuários. "Infelizmente, já vi municípios que apenas copiavam o plano de outras localidades. Aqui, vocês estão trabalhando duro, e com muita adesão dos usuários. Essa participação é muito valorosa", enfatizou.
O momento também foi marcado por apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, que enriqueceram a programação e reforçaram a integração entre saúde e comunidade.
A conferência teve como foco a definição de propostas e diretrizes que irão subsidiar o planejamento da saúde no município para o quadriênio 2026-2029. Durante a primeira quinzena de julho, foi realizada consulta pública online com a população. O intuito foi subsidiar a conferência a partir do mapeamento da experiência dos usuários com atendimentos, acesso aos serviços e principais demandas da área.
Os grupos de trabalho foram direcionados por seis eixos: fortalecimento da atenção primária; ampliação e qualificação da atenção especializada; aprimoramento da rede de urgência e emergência; fortalecimento da atenção farmacêutica; fortalecimento da Vigilância em Saúde; e fortalecimento da gestão participativa.
"É uma oportunidade para todos nós valorizarmos, pois é a primeira conferência para a construção do plano. Temos que aproveitar o diálogo e as contribuições de cada um", complementou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Batista Alves.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.