Publicado em 28/05/2020 às 11:39, Atualizado em 28/05/2020 às 15:42
Número de casos confirmados da doença em MS chega a 1.262
Com mais 76 exames positivos para covid-19 nas últimas 24h, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 1.262 nesta quinta-feira (28). Até o momento foram registrados 18 óbitos em Mato Grosso do Sul e as pessoas curadas são 417.
Casos confirmados na região
Na região, Nova Andradina, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tem 13 casos confirmados de covid-19 até esta quinta-feira (28), sendo 11 pacientes recuperados, um internado no Mato Grosso e outro internado em Rondônia.
Nos demais municípios da região há casos confirmados em Bataguassu (08); Batayporã (06), entre eles dois óbitos; Ivinhema (01) e Taquarussu (01).
Casos não finalizados (suspeitos) na região
Os casos não encerrados na região, que são aqueles que podem representar pacientes suspeitos, aparecem, no momento, em Taquarussu (01), Bataguassu (01) e Ivinhema (03).
Os casos suspeitos registrados em Nova Andradina até esta quarta-feira (27) foram descartados, segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Maximiano. “Estamos zerados no momento”, disse.
Sobre os casos não encerrados pelos municípios, o Nova News apurou recentemente junto à assessoria de comunicação do Governo do Estado que houve uma mudança no modelo de levantamento das informações.
Agora os municípios inserem os dados direto ao sistema da SES-MS, sendo que, os próprios gestores municipais devem, após os devidos procedimentos, efetuarem o lançamento das informações sobre casos descartados e confirmados, encerrando desta forma o ciclo de apuração com relação à situação de cada paciente.
Desta forma, os casos não encerrados pelos municípios são situações que estão pendentes desta atualização por parte das secretarias municipais de Saúde.
Estado
Dos 1.262 casos confirmados em Mato Grosso do Sul, 763 estão em isolamento domiciliar, 417 estão sem sintomas e são considerados recuperados. Outros 64 estão internados, sendo 51 em leitos clínicos e 14 em leitos de UTI. Um paciente internado é procedente de fora do Estado.
Há 512 casos suspeitos em investigação, que tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS).