Publicado em 09/11/2022 às 07:58, Atualizado em 09/11/2022 às 12:05

Construção do ossuário é mais uma melhoria no Cemitério de Nova Andradina

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

A implantação do ossuário é mais uma ação da prefeitura de Nova Andradina em benefício do Cemitério Municipal "Santa Barbara". Quem visitou as dependências da necrópole na semana passada, tendo em vista as homenagens e celebrações religiosas para o Dia de Finados, pode conferir a construção do ossuário, obra localizada no lote do cruzeiro das almas.

Os ossuários são locais construídos para guardar os ossos remanescentes das pessoas falecidas. Essas construções são, geralmente, estruturas verticais que contêm gavetas lacradas.

Com mais de 13 mil defuntos sepultados, a área do Cemitério de Nova Andradina está praticamente ocupada, informa o secretário Valter Valentim, responsável pela gestão do único campo santo do município. "Dentro de 2 ou 3 anos, a capacidade do nosso Cemitério estaria esgotada, por isso, a necessidade de verticalizar os túmulos, realocando ossadas abandonadas, abrindo espaço para novos funerais", disse Valentim.

A estrutura do ossuário contará com 360 gavetas fúnebres, e a sua gestão será feita através de Lei Municipal, que estabelecerá critérios e prazos para exumação dos ossos dos cadáveres de adultos e de crianças inumados nas sepulturas não perpétuas do cemitério municipal.

A realização da obra foi uma determinação do prefeito Gilberto Garcia, preocupado em melhor aproveitar o espaço de 4 hectares, ocupado em quase 15% por sepulcros em situação de abandono ou de defuntos encovados não identificados.

Outra medida em implantação é a informatização dos dados dos entes sepultados. Este trabalho da Secretaria Municipal de Administração também visa o mapeamento dos túmulos, facilitando a localização das sepulturas no Cemitério "Santa Barbara".