Buscar

Coordenaria Executiva realiza abertura do Mês da Mulher em Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Divulgação

Aconteceu na segunda-feira (06), a abertura oficial do mês da mulher, organizado pela Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulher. O evento contou com apresentações musicais dedicadas as mulheres, reflexão sobre a Feira Mulheres de Atitudes e uma palestra especial.

Carlos e Camila abriram a cerimônia cantando a música Mulher Virtuosa em homenagem a todas as mulheres. Logo após, a Mulher de Atitude Karina Fonseca Medina, teve o seu desligamento oficial do programa, agora ela conseguiu a sua independência financeira, abriu seu próprio comércio: a padaria Delícias João e Maria, que fica localizada na Av. Ivinhema, 903. Em seu depoimento, Karina agradeceu o programa e destacou a importância do apoio.

A coordenadora Arlethe Matos deu início ao evento com uma dinâmica que enfatiza a importância de todas as mulheres estarem sempre unidas para conseguir cada vez mais espaço e igualdade.

A secretária de cidadania e assistência social, Delma Prado, em suas palavras agradeceu a oportunidade de estar à frente da coordenadoria que é uma pasta importante para buscar essa autonomia e direito das mulheres. “Todos esses projetos que visam o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica são essenciais na hora de prevenirmos, esses resultados são visíveis. Nós devemos amar e ser gratas a Deus pela benção de sermos mulheres”.

O chefe do executivo, Gilberto Garcia, enalteceu a mulher em todas as suas funções, como mãe, esposa, profissional e em todas as atividades que são sempre entregues com muito êxito. “Nosso governo tem feito o possível e queremos fazer mais para valorizar a mulher, isso em todos os setores. Queremos aumentar o vale amamentação, queremos que o programa Mulher de Atitude continue crescendo para que mais mulheres possam se beneficiar dessa autonomia, enfim, mulheres são especiais e queremos ressaltar isso”.

Após a fala das autoridades, a psicológica Vanessa Leite palestrou sobre a o empoderamento feminino, inteligência emocional e campanha “Quem cuida de mim sou eu”.

Também estiveram presentes, as vereadoras Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Cida Valdez representando a procuradoria da mulher, o vereador Josenildo Ceará, a secretária da SEMEC Giuliana Masculi, o secretário de finanças Emerson Nantes de Matos, o sargento da Promuse Eduardo Guedes, a delegada da DAM Daniela Oliveira, o diretor do hospital regional Márcio Pegoraro, Ingrid Travaim, coordenadora da saúde da mulher, o presidente da OAB Dr. Stênio Ferreira Parron.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher é composta pelos seguintes programas:

Mulheres de Atitude, que visa atender mulheres vítimas de violência doméstica, com depressão, em tratamento de câncer. É disponibilizado para essas mulheres uma barraca com montagem e desmontagem, parte elétrica, alvará de vendas e apoio durante todo o evento. E um espaço reservado para essas mulheres venderem seus artesanatos e alimentos.

As artesãs têm apoio da Casa do Artesão. As mulheres podem usar o espaço para rodas de conversas, trocas de experiências e venderem seus artesanatos. Também existe uma parceria com o Banco Sicredi, proporcionando a essas mulheres, palestras de Educação Financeira através da Ana Paula Gonçalves.

Dialogando Igualdade - Homens em Movimento: Corresponde a grupos reflexivos voltados para homens que respondem processos ou foram condenados por práticas de violência doméstica, encaminhados por determinação judicial. Trata-se de um grupo de responsabilização, por meio de atividades grupais de caráter reflexivo e psicoeducativo. Em 2022 o grupo atendeu 39 homens e ficaram aguardando atendimento 20 homens na lista de espera.

CRAM: Centro de Referência de Atendimento à Mulher: é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher. Em 2022 atendeu a quantidade de 456 mulheres.

Programa Damas da Bola: lançado durante o evento, o programa visa incluir mulheres no mundo do esporte. Agora, mulheres estão cada vez mais imersas nessa área — que traz diversos benefícios para a saúde de quem o pratica, tais como: empoderamento e confiança, melhoria na saúde física e mental, trabalho em equipe e resiliência ajuda na memória, no bem-estar, por isso pensando em nossas mulheres o Damas da Bola, são encontros de mulheres, para se divertirem e treinarem ao ar livre. O programa é realizado no campo sintético, as quintas-feiras das 18h às 19h.

Para qualquer informação é só procurar a Coordenadoria Executiva de Política Públicas para Mulher, que fica localizada no Paço Municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.