Publicado em 20/03/2020 às 11:29, Atualizado em 20/03/2020 às 15:48
As medidas de prevenção tem a duração de 15 dias
A ACINA (Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina) através de sua diretoria se posicionou na manhã desta sexta-feira (20), em relação ao COVID-19 sugerindo aos empresários e empresas as seguintes medidas para prevenção a partir de 23/03/2020 com duração de 15 dias. Confira na íntegra:
1) Dispensar os colaboradores que tenham 60 anos ou mais e também os que estão no Grupo de Risco para QUARENTENA TOTAL;
2) Expediente de 6 horas corridas, das 07:00 as 13:00 e sábados sem expediente;
3) Padarias, supermercados e empresas fornecedoras de alimentos, farmácias e postos de combustíveis poderão seguir suas atividades de forma organizada para evitar aglomerações e também tendo horários especiais para atendimentos ao público que tenham 60 anos ou mais e também do Grupo de Risco;
4) Seguir as medidas do Decreto Municipal 2.470 de 16 de Março de 2020 onde:
Art. 4º
§1º As pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços à população em geral deverão observar as boas práticas fornecidas pela Organização Mundial da Saúde além de outras, tais como:
a) Disponibilizar álcool gel 70% para usuários, em local sinalizado;
b) Informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos;
c) Reforçar medidas de higienização das superfícies dos bens;
d) Observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas.
5) Bares e restaurantes limitem seu atendimento ao público até as 21:00 seguindo todas as práticas fornecidas pela Organização Mundial de Saúde, além de outras, tais como:
a) Distância mínima de 1 metro entre cadeiras;
b) Manter uma distância mínima de dois metros entre as mesas;
c) Reduzir aglomerações de clientes dentro da casa;
d) Manter e ampliar as normas de higienização, com vista a garantir segurança do cliente durante a estadia no estabelecimento;
e) Orientar os funcionários do atendimento para que não tenham contato com os clientes – não cumprimentar com aperto de mãos ou qualquer tipo de contato físico;
f) Orientar o funcionário a aumentar a higienização com maior frequência;
g) Ter ventilação natural;
h) Possibilitar ao cliente canais de atendimento on-line e entregas delivery.
OBS: A ACINA reforça que é uma RECOMENDAÇÃO PROVISÓRIA EM RAZÃO DA SAÚDE PÚBLICA. Esse quadro pode se alterar diante de mudanças no País, Estado e Município através de decretos mais restritivos.