Publicado em 17/05/2024 às 08:22, Atualizado em 17/05/2024 às 12:23
Na manhã desta quinta-feira (16), uma notícia esperada há tempos foi finalmente confirmada: o curso de Engenharia Civil é realidade no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Nova Andradina. A abertura das inscrições para o vestibular deste novo curso superior está prevista ainda para este ano, com as aulas inaugurais programadas para o ano de 2025.
A conquista foi celebrada em uma reunião no gabinete do presidente da Câmara Municipal, Dr. Leandro Fedossi onde o diretor da unidade, Sonner Arfux Figueiredo, expressou sua gratidão pela articulação de agentes políticos tanto no âmbito municipal quanto estadual. Também estavam presentes na reunião, o vereador Arion Aislan, e às vereadoras Gabriela Delgado e Márcia Lobo.
Esses parlamentares tiveram envolvimento direto nas tratativas com a UEMS, juntamente com representantes do poder executivo, como o deputado Pedro Caravina e o governador Eduardo Riedel, que culminaram nesta conquista.
Sonner Arfux Figueiredo enfatizou que os estudos de viabilidade e o projeto pedagógico já foram concluídos, cumprindo as etapas internas do trâmite da universidade. Ele explicou ainda que esta semana as comissões internas receberam o estudo e o encaminharam para análise dos conselhos, que têm prazo até agosto para oficializar o curso de Engenharia. "Aguardamos a conclusão dos trâmites burocráticos para o vestibular", assegurou o diretor.
Além disso, Sonner destacou a importância da articulação política para tornar viável este curso, que expandirá as oportunidades de formação profissional e ampliará as chances no mercado de trabalho.
Ele ressaltou o apoio desde o prefeito até o presidente da Câmara, incluindo todos os vereadores, deputados e o governador, em um trabalho coletivo que culminou nesta conquista. "É um trabalho coletivo, com vários segmentos envolvidos, que culminaram nesta conquista. Por isso, fiz questão de contar essa novidade aos vereadores e demonstrar gratidão", afirmou Sonner.
Para o presidente do legislativo, a implantação do curso de Engenharia Civil na UEMS em Nova Andradina representa não apenas a ampliação das ofertas de educação superior, mas também uma oportunidade para o desenvolvimento da região, atraindo estudantes e fortalecendo a economia local. “A expectativa é que esta iniciativa gere impactos positivos a longo prazo, tanto no campo educacional quanto no setor profissional e econômico da comunidade”, frisou Dr. Leandro.