Buscar

De fusca e moto, expedição leva imagem do Menino Jesus de Praga de Batayporã (MS) até São João Del Rei (MG)

Cb image default
Francisco, Evandro e Dário partiram na manhã desta terça-feira (04) - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

De fusca e moto, os aventureiros Evandro Trachta, Dário Trachta e Francisco Dobes, o Quitos, partiram na manhã desta terça-feira, dia 04 de julho, de Batayporã, em Mato Grosso do Sul, com destino a São João Del Rei, no estado de Minas Gerais. A missão é levar até lá uma imagem do Menino Jesus de Praga, que é um presente da comunidade católica da República Tcheca a uma nova paróquia criada naquela cidade mineira.

Evandro e Dário vão no Fusca ano 1967, batizado de Modrý Brouk (Besouro Azul), enquanto Francisco vai em sua moto Suzuki. O percurso de ida e volta gira em torno de 2.500 quilômetros, sendo que, eles vão passar por algumas cidades que tem relação com o Menino de Jesus de Praga, como como Presidente Prudente (SP); São José do Rio Preto (SP); Barretos (SP), onde há uma capela do Menino Jesus de Praga no Hospital de Amor; e Franca (SP).

Evandro, que é cônsul honorário da República Tcheca, explica que a partir de uma conversa sua por videochamada, em outubro de 2021, com senhoras Irani de Jesus Pires e Maria Aparecida Amorim, surgiu a ideia de conseguir uma imagem para a Capela do Menino Jesus de Praga em São João Del Rei (MG).

Cb image default
Menino Jesus de Praga - Imagem: Arquivo / Pastoral da Comunicação 

No dia 08 de novembro de 2021, Evandro, juntamente com o saudoso padre Nello Vanzo, enviaram a São João Del Rei uma pequena imagem do Menino Jesus com objetivo de que ela fosse usada para uma rifa ou leilão para contribuir com as obras da capela, que havia se tornado paróquia.

Padre Nello e Evandro combinaram de trazer de Praga uma imagem maior, mas, em 20 de setembro de 2022 o sacerdote faleceu na Itália. Após isso, Trachta reativou vários contatos, em especial a parceria iniciada em 2010 com cardeal Dominik Duka, da Arquidiocese de Praga, para a propagação dessa devoção.

“Essa imagem que estamos levando a São João Del Rei (MG), tem uma história especial. Vinda de Praga, na República Tcheca, ela foi fruto de doações de vários fiéis da comunidade católica de lá, organizada pela senhora Petra Burianová e o senhor Jan Heller, que trouxeram a peça para o Oratório de Batayporã em abril de 2023, onde foi celebrada uma missa. Cabe ressaltar que antes de partir para o Brasil, a imagem foi acolhida na Catedral de São Vito, em Praga, onde recebeu as bençãos de envio do arcebispo de Praga e primaz da República Tcheca, monsenhor Jan Bosco Graubner”, explica Evandro.

Momento de oração marcou a partida - Imagens: Acácio Gomes

Ao Nova News, os aventureiros disseram que a missão principal é levar a imagem, mas que devem aproveitar para visitar no percurso algumas cidades fundadas pelo tcheco Jan Antonin Bata nas décadas de 1940 e 1950, que também é fundador de Batayporã. “Toda a nossa missão deve durar cerca de 12 dias. Nossa estimativa é que estejamos de volta a Batayporã no dia 15 de julho. Vamos com calma, sem correria, contemplando o trajeto”, comentou Dário.

Já Francisco pontuou que resolveu se juntar à expedição poucos dias antes da partida. “Tenho muita devoção ao Menino Jesus de Praga e sou testemunha de uma grande graça que Ele fez em minha vida. Assim que fiquei sabendo dessa aventura fiquei balançado e, praticamente nos últimos momentos decidi fazer parte”, revela.

Eles seguem em comboio até Bataguassu (MS). De lá, Francisco deve pegar uma rota alternativa com sua moto e, depois, o reencontro será em Franca (SP), para seguirem o restante do trajeto.

Na manhã desta terça (04), minutos antes da partida, foi feito, com a presença de amigos e familiares, um momento de reflexão no Oratório do Menino Jesus de Praga, que fica no centro de Batayporã.

Membros da expedição agradecem os parceiros e patrocinadores - Imagens: Acácio Gomes

Imagens da expedição podem ser acompanhadas pelo perfil @modrybrouk no Instagram. As atualizações serão feitas pelos aventureiros ao longo da viagem.

Em julho de 2022, o Besouro Azul, ocupado por Evandro e Dário, foi em expedição para a Argentina, onde ocorreu o 11º Festival da Cultura Tcheca e Eslovaca da América Latina.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.