Publicado em 26/11/2025 às 09:24, Atualizado em 26/11/2025 às 13:28

Delegação de Nova Andradina faz história nas Paralimpíadas Escolares

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

A participação de Nova Andradina na primeira etapa das Paralimpíadas Escolares 2025, realizada de 18 a 21 de novembro em São Paulo-SP, ganhou destaque nacional graças ao desempenho impressionante do jovem paratleta Richard Wilhans. Integrante do Projeto de Treinamento Escolar Desportivo da Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer (Funael) e estudante da Escola Estadual Padre Anchieta, Richard subiu ao pódio três vezes ao conquistar duas medalhas de ouro, nos 100 metros rasos e no salto em distância, além de um bronze no arremesso de peso. A atuação exemplar sintetiza o espírito de superação, dedicação e talento que marcou a campanha dos paratletas nova-andradinenses na competição.

A primeira etapa das Paralimpíadas Escolares reuniu centenas de jovens de todo o país em disputas de atletismo, goalball, halterofilismo, taekwondo e tênis em cadeira de rodas. Com alto nível técnico e histórias de superação, o evento evidenciou o potencial do esporte paralímpico brasileiro e reafirmou o protagonismo dos atletas de Nova Andradina, que contribuíram de forma decisiva para o desempenho da delegação sul-mato-grossense.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares figuram entre os maiores eventos do mundo voltados a estudantes com deficiência. A estrutura acessível, aliada ao nível técnico das provas, incentiva atletas de até 17 anos a seguirem carreira esportiva e a descobrirem novas possibilidades por meio do esporte.

Nesta edição, os paratletas de Nova Andradina conquistaram oito medalhas no atletismo, somando-se às 22 obtidas pelo Mato Grosso do Sul na primeira etapa. O desempenho de Richard Wilhans, competindo na categoria Sub-16, classe T43, foi um dos grandes destaques, consolidando o município como referência na formação de talentos paralímpicos.

Os atletas da APAE de Nova Andradina também tiveram resultados expressivos. Adrian de Melo (classe T38, Sub-16) conquistou bronze no salto em distância e bronze no arremesso de peso. Dhionathan Henrique (classe T38, Sub-16) subiu ao pódio duas vezes, conquistando prata no salto em distância e prata no arremesso de peso, enquanto Isabelli Julião (classe T21, Sub-14) garantiu bronze no arremesso de peso, demonstrando evolução e potencial.

Com desempenhos marcados por esforço, técnica e superação, os paratletas de Nova Andradina seguem inspirando novas gerações, mostrando que inclusão, oportunidade e treinamento transformam vidas dentro e fora das competições.