Publicado em 27/04/2023 às 13:54, Atualizado em 27/04/2023 às 17:00

Nova Andradina: Direção contesta vistoria do TCE sobre rachaduras e mofos em área externa de Ceinf

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Eduardo Menezes - Nova News

A Direção do Centro de Educação Infantil Elizabeth Robiano e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Nova Andradina contestaram a vistoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que apontou a existência de rachaduras e mofos em toda a área externa da Ceinf Elisabeth de Robiano.

De acordo com os gestores, a unidade não possui nenhuma irregularidade em sua infraestrutura e que, durante a visita dos inspetores, a única observação feita dizia respeito à existência de rachaduras e mofos na edificação vizinha ao Centro de Educação Infantil, portanto, não competira ao Ceinf providenciar as intervenções necessárias.

A visita dos técnicos do TCE integra o movimento, de âmbito nacional, denominado “Operação Educação”. No início desta semana foram vistoriadas unidades de Dourados, Selvíria, Ponta Porã, Bandeirantes, Terenos e Nova Andradina, onde, segundo o TCE, em toda a área externa da Ceinf Elisabeth de Robiano foram encontradas rachaduras e mofos.

A intenção é comparar a realidade das escolas aos dados apresentados no Censo Escolar 2022.

Foram justamente esses dados que ajudaram a selecionar as escolas que foram visitadas em Mato Grosso do Sul, informou Marcos Camilo, diretor da Divisão de Educação do TCE-MS, ao jornal Primeira Página, empresa da Rede Matogrossensse de Comunicação.

“Vamos olhar a infraestrutura do município, principalmente acessibilidade. A rampa, os banheiros, se tem mofo ou não tem, todas essas situações”, explicou Marcos. Ao todo, foram analisados 193 itens referentes à acessibilidade, estrutura, conservação, saneamento, energia, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.

A estimativa é que os relatórios finais sejam divulgados na próxima sexta-feira, 28 de abril.