Aconteceu na ultima terça-feira (21), em Anaurilândia, uma palestra com foco voltado aos pequenos produtores rurais do município, que utilizam a feira do produtor, realizada às quartas feiras no período noturno e aos sábados pela manhã, para comercialização de seus produtos, em sua maioria, oriundos de pequenas propriedades da zona rural.
O evento faz parte do Programa Cidade Empreendedora, implantado há cerca de um ano no município em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante o evento, foi apresentado um guia prático sobre os chamados dez passos para uma feira de sucesso.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Elizeu Muchon, a ideia do trabalho é prestar uma consultoria especializada aos produtores para que eles possam ampliar sua renda.
Muchon disse que a cartilha produzida pelo Sebrae e distribuída aos pequenos produtores tem como papel fundamental proporcionar uma ferramenta básica sobre como cada um deles deve se portar na administração de seu negócio, dando dicas sobre o posicionamento do mercado em que atuam. A palestra teve duração de aproximadamente quatro horas.
Ainda de acordo com o secretário, esses investimentos em palestras que fazem parte do programa implantado pelo prefeito Edinho Takazono (PSDB), tem como finalidade constituir um mecanismo para identificar as oportunidades, traçar estratégias e consolidar um ambiente mais favorável para os negócios.
Elizeu finalizou explicando que a feira tem entre outros fatores a intenção criar uma oportunidade de negócios para a agricultura familiar. Ainda em suas palavras, boa parte dos pequenos produtores do município depende dela para vender seus produtos.
Participaram do evento o gestor do Sebrae-MS, Ítalo Silva Cunha; o palestrante Luiz Cesar Pivovar; além dos secretários municipais Elizeu Gonçalves Muchon (Desenvolvimento Econômico); Fernando Tacca (Agricultura).
Representando o Poder Legislativo, compareceu o vereador Rafael Hamamoto. Pequenos produtores e outros integrantes da feira, em sua maioria, também participaram da palestra. Os consultores estarão de volta a Anaurilândia nos próximos 30 dias para outras rodas de conversa bem como para avaliação dos trabalhos implantados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.