Publicado em 18/03/2023 às 06:29, Atualizado em 18/03/2023 às 10:32
Categoria pautou respeito aos trabalhadores, elencou avanços e debateu propostas de melhoria
Batayporã realizou nesta sexta-feira (17) a IX Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria e pelo Conselho de Saúde. O evento lotou a sede do projeto Conviver com a participação de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes da comunidade.
Neste ano, o evento traz o tema "Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia". Além dos grupos de trabalho, a plenária contou com palestra da consultora Ana Paula de Oliveira Araújo, contadora especialista em Saúde Pública com vasta experiência na gestão municipal.
Durante a abertura da conferência, a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, ressaltou a atuação dos servidores do setor e a necessidade de se fortalecer o respeito à categoria.
"Os trabalhadores da Saúde estão sempre com dedicação máxima. São servidores que trabalham em longas jornadas e estão sempre prestando contas das metas a serem cumpridas e até mesmo superadas. Esses dados são apresentados com muita transparência em plataforma online e, inclusive, em audiência pública de prestação de contas na Câmara. Quando colocamos em descrédito esse trabalho, estamos duvidando de todos que atendem e fazem a rede acontecer diariamente", pontuou a secretária.
O prefeito Germino Roz, que esteve acompanhado do vice-prefeito Cacildo Paião, elucidou a dinâmica administrativa. "A Saúde é organizada entre atenção primária, média e alta complexidade. O município se encarrega da atenção primária. Nunca houve tanta destinação do orçamento municipal para a área como agora, até mesmo para ajudar a diminuir demandas que já são da esfera do Estado. Porém, reconhecemos que ainda precisamos melhorar. Por isso, o diálogo é fundamental", afirmou Germino.
De acordo com o relatório de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2022 da Secretaria Municipal de Saúde e de demonstração e avaliação das metas fiscais do Poder Executivo e do Legislativo referentes ao mesmo período, apresentado em audiência pública no mês de fevereiro, Batayporã tem aplicado na área da Saúde 25,22% da receita resultante de impostos. O percentual mínimo de aplicação previsto em Lei é de 15%.
Participação popular
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regiane Ferraz, destacou a necessidade de se estabelecer o amplo diálogo na construção da pauta da Saúde Pública. "É um momento para apresentarmos ideias, ouvirmos as necessidades mais urgentes e elaborar propostas. A casa cheia demonstra o interesse e a dedicação de todos: usuários, trabalhadores e gestores", analisou.