Publicado em 17/01/2021 às 11:11, Atualizado em 17/01/2021 às 15:26
Somente alguns candidatos demonstraram preocupação com as medidas de segurança que evita o contágio da covid-19
Em Nova Andradina, alguns candidatos chegaram cedo para garantir a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (17).
Stephany Souza de Moura, de 18 anos, moradora do Assentamento Teijin chegou por volta das 09h, na Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio, onde realizará a prova como treineira.
“Minha expectativa para a prova é boa, mesmo realizando como treineira. Meu foco mesmo é a prova do ano que vem,”, afirmou a candidata.
Já Nayra dos Santos, de 19 anos, candidata que também chegou cedo, está realizando a prova pela segunda vez, com o objetivo de ingressar no curso de Engenharia Civil.
“Estou ansiosa, posso dizer que estou uns 80% preparada para a prova, pois a pandemia mudou um pouco a expectativa” afirmou a jovem, que sonha em ingressar na faculdade.
A reportagem também conversou com uma das funcionárias que irá trabalhar durante a realização da prova. “Está tudo preparado dentro da escola, tudo respeitando as medidas de segurança que visam evitar o contágio da covid-19”, disse.
Do lado de fora da escola, a equipe do Nova News constatou que alguns candidatos estão seguindo à risca as orientações das autoridades de Saúde, enquanto outros jovens não demonstram tanta preocupação.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação, 82.637 candidatos realizarão as provas em Mato Grosso do Sul.
No Estado, os portões abriram 10h30, meia hora antes do previsto nos editais, e vão fechar ao meio-dia. A prova será aplicada às 12h30.
Enquanto o exame impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, a aplicação da versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Em todo o país, o Enem conta com 5.783.357 inscritos.
Somente entre as unidades da Rede Estadual de Ensino (REE) sul-mato-grossenses, são 135 locais de 41 municípios, 21 deles na Capital.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação.
As principais medidas de biossegurança adotadas são: uso obrigatório de máscara desde a entrada nos locais de aplicação, higienização das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala e o distanciamento entre participantes e aplicadores.
Máscaras
O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.
Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O candidato poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada.
O uso de máscara será obrigatório também para os aplicadores e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.
Casos suspeitos
Pessoas de grupos de risco, como idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade, receberão tratamento diferenciado no ensalamento. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima.
Quem estiver com sintomas de Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas, não devem comparecer aos locais de aplicação. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.
Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova deverão procurar o serviço de saúde para diagnóstico e informar sua condição por meio da Página do Participante e pela Central de Atendimento (0800 616161), primando pela segurança da saúde coletiva. A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada na Página do Participante.
Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. (*Com informações da Subcom)