Publicado em 12/01/2024 às 05:57, Atualizado em 12/01/2024 às 10:19

Em Nova Andradina, há 80 vagas disponíveis para cursos superiores do IFMS

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Bárbara Ballestero- Arquivo Nova News

Seguem abertas até a próxima quarta-feira, 17, as inscrições para 720 vagas em cursos gratuitos de graduação ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Para Nova Andradina há 80 vagas, sendo 40 para o curso de Agronomia e 40 para Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Pode tentar uma vaga quem participou de, pelo menos, uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2023, e que obteve nota acima de zero na prova de redação.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção, na qual também está disponível o Edital nº 095/2023, com todas as regras do processo seletivo.

Ao se inscreverem, os candidatos autorizam o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desta forma, é obrigatório que a inscrição seja realizada no CPF do próprio interessado na vaga, para que a consulta da nota seja possível.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é para quem estudou todo o ensino médio em escola pública. Esses estudantes devem escolher concorrer como beneficiários de ações afirmativas (cotistas) quando se inscreverem.

Pela nova lei de cotas (Lei 14.723/2023), todos os candidatos, inclusive os cotistas, primeiro concorrem pela Ampla Concorrência (AC). Se não conseguirem a nota, os cotistas passam a concorrer às vagas reservadas para escola pública.

Das vagas para cotistas, metade é para estudantes com família cuja renda é de até um salário mínimo por pessoa. Dessas vagas, algumas são para quem se autodeclara preto, pardo, indígena ou quilombola, e a pessoas com deficiência (PCD).

A outra metade das vagas de cotas é para quem tem renda maior que um salário mínimo por pessoa ou renda não comprovada. Nesses casos, também há vagas para quem se autodeclara preto, pardo, indígena ou quilombola, e pessoa com deficiência (PCD).

Seleção - Será feita, exclusivamente, com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições de 2014 a 2023 do Enem.

Considera-se nota total o resultado da média ponderada das notas das áreas de conhecimento e da redação. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados pelo IFMS estão disponíveis no edital de abertura do processo seletivo.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a maior nota obtida dentre as edições do Enem consideradas, observando a opção de cota escolhida.

A primeira e segunda chamada estão previstas, respectivamente, para 31 de janeiro e 8 de fevereiro.

As vagas residuais, caso existam, serão disponibilizadas para candidatos com ensino médio completo mediante inscrição realizada, presencialmente, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS que oferta o curso pretendido, sendo os candidatos selecionados por ordem de inscrição.